Desafio 2015

Páginas: 8 (1903 palavras) Publicado: 7 de junho de 2015
 UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)
Polo de Indaiatuba
Pedagogia EAD – 3 º semestre


Desafio Profissional



AMANDA BEDOIAN DE OLIVEIRA
DAYANI SOBRAL PEREIRA
LUCIANI ALVES BEGA
MARCELA PEREIRA DE MACEDO
NEUZA RIBEIRO DA ROCHA
RA: 8737998056
RA: 8988206027
RA: 8940181653
RA: 8754152151
RA: 8941173846



O Desafio Profissional entregue como requisitopara conclusão da disciplina História da Educação e da Pedagogia e Didática da Alfabetização e do Letramento sob orientação do professor-tutor presencial Vanessa Aparecida da Rosa Covre.




Indaiatuba, 2015.
Introdução



Neste trabalho foi abordado o tema sobre o início do magistério no Brasil com destaque na educação infantil e na profissionalização do docente. E assim foi elaborado um roteirocom perguntas relacionadas ao magistério e uma entrevista foi desenvolvida com uma profissional da educação para saber os motivos que o levou a escolher o magistério. E destacando as mudanças na forma de alfabetização e nos métodos adotados nas práticas docentes. E para finalizar um texto envolvendo e destacando a profissionalização dos professores no Brasil ressaltando as informações obtidas naentrevista.




















A história do magistério.

O magistério primário era uma ocupação exercida no século XIX, principalmente por homens, e só no século XX passou a ser ocupado por mulheres.
Foram os homens os primeiros a serem nomeados para as escolas públicas brasileiras nas primeiras décadas do século XIX. E isso se dava pois nesta época a educação fora decasa era limitada aos meninos e a bem pouco deles.
Em 1827 ocorreu a primeira legislação a respeito da educação feminina, que determinou que se estabelecem escolas para a população de todas as cidades e vilas do Império para ambos os sexos, mas na realidade só acabou existindo no papel.
A década chave foi em 1870, que foi quando surgiu uma grande percepção das necessidades de reformas essenciais naeconomia e na política. Para aqueles brasileiros que pregavam a modernização material do Brasil, a educação seria então um elemento essencial para o desenvolvimento do país e assim eles apoiaram as melhoras na educação feminina. A ênfase ficou na maternidade que foi a qual eles ligaram ao patriotismo. Assim destacaram o poder da mulher para orientar o desenvolvimento moral de seus filhos e naformação de bons cidadãos para a nação.
No fim da década de 1870 a coeducação ganhou força. As taxas nacionais de alfabetização masculinas e femininas não estavam diminuindo, já as cidades em crescimento aumentavam e a diferença entre homens e mulheres diminuía progressivamente.
O ensino trouxe a algumas mulheres uma maior independência econômica, com relação àquela que poderiam ter alcançado de outromodo.
A coeducação desempenhou um papel na feminização da instrução primaria no Brasil, e assim criaram oportunidades para as mulheres entrarem no magistério pois podia- se confiar a regência das aulas mistas às mulheres e assim não limitando a lecionar em escolas para meninas. E com a introdução da coeducação nas escolas normais aumentaria o número de mulheres e diminuiria o número de homensmatriculados, mudando o futuro da magistratura.
Enquanto a coeducação era vista como suspeita ou menos desaconselhável ás elites brasileiras, ela era aceita apenas por uma questão econômica em cidades onde o ensino separado entre os sexos demonstravam que os custos eram muitos elevados. Com a expansão da educação, o custo de manter o ensino primário separado para meninos e meninas e a escassez deprofessores homens estimularam a aceitação de classes mistas para crianças menores que não fossem das elites brasileiras.
Escolas protestantes eram mais propensas a instituir aulas mistas, como a Escola Americana em São Paulo fundada em 1877 por missionários norte-americanos presbiterianos, que depois virou o Mackenzie College, com turmas mistas.
A escola normal para treinamento de professoras...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DESAFIO 2015
  • Desafio 2015
  • DESAFIO PROFISSIONAL 2015
  • DESAFIO DE MAIO 2015
  • Desafio da leitura para 2015
  • DESAFIO PROFISIONAL 2015 1
  • Desafio 2015 2
  • Desafio Joabe 01 do 2015

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!