desafiando o preconceito

Páginas: 5 (1114 palavras) Publicado: 18 de maio de 2014

Desafiando o preconceito: convivendo com as diferenças.
1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
TEMA: Cultura e identidade: Comunicação para a Igualdade Étnico-Racial
PÚBLICO ALVO: Alunos da ED. Infantil e do Em. Fundamental
DURAÇÃO: 1 bimestre CULMINANCIA: Dia 18 de novembro que antecede o dia nacional da consciência negra.
2. CARACTERÍSTICAS: Projeto interdisciplinar, envolvendo todas as áreas daEd. Infantil e Ens. Fundamental I.
3. INTRODUÇÃO

Como a educação escolar pode tratar no cotidiano a presença de tantas diferenças étnico raciais?

Há uma tendência nas culturas de destacar como positivas as praticas e valores que lhes são próprios, gerando conflitos desastrosos ou rejeição em relação ao que é diferente. Somos desafiados constantemente pela própria experiência humana aaprender a conviver com as diferenças. Como mudar as concepções de diversos indivíduos para que possa compreender que nenhum ser humano é melhor ou pior do que o outro?

As discussões que surgem acerca das diferenças e diferentes formas de preconceito cultural abordam a necessidade de enfocar na educação escolar o trabalho com a diversidade existente na cultura brasileira, primando pela valorização erespeito ao outro.
É preciso compreender que por trás da lei 10639/03 existiu e ainda existem percursos de lutas pela em prol de direitos iguais, da democracia. Dessa forma, o trabalho com esse tema requer um entendimento sobre as causas políticas, econômicas e sociais sobre o preconceito.

Esse projeto baseia no trabalho de diversos autores que tratam sobre a temática, mas as idéias principaisforam extraídas da Lei 10639/03, do documento “Indagações sobre Currículo: Diversidade e Currículo” elaborado pelo Ministério da Educação por Nilma Lino Gomes (2008). Destacamos também as idéias de Carlos Rodrigues Brandão e Valter Roberto Silvério.
4. JUSTIFICATIVA
Depois do levantamento realizado pelos educadores da escola acerca da formação extra-escolar dos educandos e da realidade onde estáinserida a escola, percebe-se grandes desafios referentes às diferenças e ao preconceito racial, principalmente sobre os afro descendentes como também o não conhecimento por parte dos educandos e alguns educadores sobre as raízes, a história e a cultura africana e afro descendentes.

As situações conflituosas encontradas em salas de aula demonstram como os meninos e meninas carregam em si opreconceito que vem se acumulando de geração em geração. Os casos mais extremos de violência ou bullyng estão relacionados à aparência física (cor da pele, cabelos, etc) e religiosidade.

Dessa forma, depois dos estudos realizados com os professores pretendemos avançar no trabalho sobre a questão citada, considerando a necessidade de desenvolver um projeto que possibilite alguns caminhos para aprática de ações que se efetive a partir do estudo e compreensão, com educandos, dos valores e identidades advindos do meio cultural em que vivem
5. OBJETIVO GERAL
Conhecer e valorizar a história e culturas africana e afro descendentes, bem como desenvolver o respeito às diferenças, repudiando qualquer forma de preconceito e ampliando seu conhecimento cultural.
6. OBJETIVOS ESPECÍFICOSViabilizar práticas pedagógicas que ajudem na superação das diferenças culturais, ao invés de apenas abafá-las;
Conscientizar e discutir sobre o multiculturalismo;
Pensar as relações entre Brasil e África fora de padrões estereotipados;
Desenvolver um senso crítico sobre o preconceito racial, bem como trabalhar os valores humanos para que os alunos se fortaleçam como sujeito social e cidadão.
Repudiarformas de preconceitos;
Valorizar a cultura negra e seus afro-descendentes e afro-brasileiros, na escola e na sociedade;
Entender e valorizar a identidade da criança negra;
Redescobrir a cultura negra, ao longo do tempo;
Desmitificar o preconceito relativo aos costumes religiosos provindos da cultura africana;
Trazer à tona, discussões provocantes, por meio das rodas de conversa, para um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desafiando o Gigante
  • desafiando gigantes
  • desafiando gigantes
  • Desafiando os Gigantes
  • Desafiando Gigantes
  • DESAFIANDO GIGANTES
  • Desafiando gigantes
  • Desafiando gigantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!