Desadio Profissional Ju

1762 palavras 8 páginas
Universidade Anhanguera Uniderp
Pólo 04 - Centro de Educação a Distância (EAD)
Curso: Pedagogia 1ª Série

Disciplinas Norteadoras: Estrutura e Organização da Educação Brasileira e Educação e Diversidade

Desafio Profissional

Juliana Silva Sampaio - 2851683982
Valdirene - 0000000000
Valéria- 0000000000
Andréia-9999999999
Nalva-9999999999

Campinas
2015

Introdução:
Ao elaborar as pesquisas para o preparo do Projeto Pedagógico Curricular, foi levantado o problema do preconceito entre as crianças, relacionado às diferenças entre eles, e como poderíamos usar tais diferenças, como forma de aprendizagem. Poderíamos amenizar, ou eliminar este problema entre os alunos, alcançando assim suas famílias.
Entra então o multiculturalismo, que é o reconhecimento das diferenças, da individualidade de cada um, respeitando a cultura, religião, raça. A duvida então é: se o discurso é pela igualdade de direitos ao falar em diferenças parece uma contradição. Mas não é bem assim. A igualdade de que se fala é igualdade perante a lei, é igualdade relativa aos direitos e deveres. As diferenças às quais o multiculturalismo se refere são diferenças de valores, de costumes etc.
No Brasil não deveria haver dificuldades, afinal, a sociedade brasileira consiste de mistura de raças - negra, branca, índia - cada uma com seus costumes, seus valores, seu modo de vida, e da adaptação dessas culturas umas às outras. Dessa mistura surgiu um indivíduo que não é branco nem índio, que tampouco é negro, mas que é simplesmente brasileiro.
Sejam quais forem às exigências do mundo globalizado, atualmente se afirma a certeza do necessário convívio em uma sociedade cuja realidade é multicultural. Para tanto, é preciso que se reconheça e se respeite as diferenças próprias de cada indivíduo. O reconhecimento da diferença é ponto de partida para que se possa conviver em harmonia, não com os iguais, já que igualdade só deve existir do ponto de vista legal, mas do ponto de vista humano, social, o que nos

Relacionados