Desadio de aprendizagem - técnicas de negociação

1089 palavras 5 páginas
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
1° Semestre

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

PRIMEIRO DESAFIO

INTRODUÇÃO Negociar é uma das habilidades mais remotas praticadas pela humanidade, desde sua existência. A negociação é usada todos os dias, por todos, para distribuir recursos e resolver diferenças entre marido e mulher, amigos, crianças, vizinhos, estranhos, entidades empresariais ou nações. Analisar uma negociação demanda um entendimento das partes, seus objetivos e relações estruturais. Esse saber é indispensável para identificar a dependência mútua dos envolvidos e as relações de poder. O que poderia ser mais importante para uma empresa do que a negociação? E o que poderia ter mais valo para uma negociação bem-sucedida do que negociar racionalmente e com eficácia? Para preservar um relacionamento, com perspectiva de negociações no futuro e melhoria no contato entre as partes, é preciso assimilar a importância desse mecanismo e entender seu conceito, como ele se dá e suas variáveis básicas, sob um enfoque sistêmico.
DESENVOLVIMENTO
O enfoque sistêmico, na visão Bertalanffy, traz a idéia de que a organização é um conjunto constituído de elementos ou componentes interdependentes, formado por pelo menos dois sistemas que se influenciam mutuamente, quais sejam: técnico e social. Pode ser classificado, quanto à natureza, como aberto ou fechado. Tais elementos definem sua complexidade e variedade.

O termo negociação pode ser compreendido como um processo que pode afetar profundamente qualquer tipo de relacionamento humano, produzindo benefícios duradouros para os participantes. É importante que as partes estejam preparadas para uma negociação positiva, que saibam lidar com limitações, conheçam o mercado em que se dá a negociação e que saibam, inclusive, organizar, planejar, e interpretar comportamentos de forma eficiente. Das inúmeras teorias existentes, a que melhor define

Relacionados