Des. fisi. e cogn. na primeira infância.

1123 palavras 5 páginas
Marcos do desenvolvimento físico na primeira e segunda infância
Após o nascimento tem inicio um novo período de desenvolvimento para a criança, porem agora ela deve lidar e se adaptar a um novo mundo, fora do aconchego e proteção do ventre materno. Uma importante parte do desenvolvimento físico humano ocorre fora do útero, no desenvolvimento físico da primeira e segunda infância.
Do mesmo modo que o desenvolvimento físico pré-natal o desenvolvimento físico pós-natal também segue o principio cefalocaudal e próximo-distal. No princípio cefalocaudal o desenvolvimento ocorre de cima para baixo, ou seja, as partes superiores se desenvolvem primeiro que as partes inferiores. Ao nascer a cabeça da criança tem aproximadamente um quarto do tamanho total do corpo. Ao longo dos anos com o desenvolvimento dos membros inferiores esta desproporção diminui. No princípio próximo-distal, o desenvolvimento começa de dentro para fora, das partes mais próximas do centro do corpo para as extremidades. Segundo essa teoria o próprio desenvolvimento segue esse padrão, a criança desenvolve primeiramente a capacidade motora de regiões mais próximas ao centro do corpo para postumamente desenvolver as capacidades de regras mais distantes.
O crescimento infantil é mais acelerado nos primeiros três anos, principalmente durante os primeiros meses. Em um país desenvolvido, como nos Estados Unidos, meninos com cinco meses de idade tem um peso médio de sete quilos, com um ano já passa dos dez quilos, mais que três vezes o peso de um recém-nascido. Crescem em media vinte e cinco centímetros no primeiro ano e doze centímetros e meio no segundo ano. Ao terceiro ano a altura media de meninos de três anos é de noventa e nove centímetros e quinze quilos de peso. As meninas são um pouco menores e mais leves que os meninos, porem apresentam o mesmo padrão de crescimento. Fatores genéticos tem grande importância em características como se a criança será magra, alta, baixa, etc. Os fatores ambientais

Relacionados