Derwrwe

307 palavras 2 páginas
Mundialização económica
Fenómeno caracterizado pela livre circulação de bens, serviços e capitais, pela mundialização das empresas, pela existência de um mercado financeiro global e pelo enfraquecimento da regulação dos mercados e da actividade económica pelos estamos nacionais.

Elementos caracterizadores da mundialização económica
Mundialização das trocas
É a abertura das economias aos mercados externos e o crescimento do comercio internacional, baseado na livre circulação de bens, serviços, capitais e pessoas. A expansão das trocas alcança assim uma dimensão mundial.
Mundialização das empresas
As empresas mundializadas realizam investimentos fora do território da sede, inserindo segmentos do processo produtivo em diferentes países, de forma a aproveitar os respectivos factores competitivos como a mão-de-obra e as matérias-primas.
Globalização financeira
A necessidade de transferir rapidamente e com menor custo, elevados montantes de capitais conduziu à supressão dos mecanismos de controlo e dos constrangimentos legais à livre circulação de capitais e também originou o aparecimento de novos produtos de financiamento.
Enfraquecimento das regulações estatais nacionais
O Banco Central Europeu é a entidade a quem cabe regular a organização e o funcionamento do mercado monetário na Zona Euro enquanto que á Organização Mundial de Comercio foi atribuída a regulação dos mercados de bens a nível mundial.

As etapas históricas da mundialização da economia
A mundialização está ligada ao processo de evolução tecnológica dos meios de transporte, informação e comunicação. O movimento das trocas á escala mundial é incentivado pelas inovações introduzidas pela Revolução Industrial nas actividades produtivas e nos transportes. É um processo que se foi desenvolvendo e intensificado ao longo do tempo ligado a certos períodos históricos de ruptura.

Europeização do mundo
É a expansão europeia para novos espaços. Novas áreas de outros continentes surgem como centros

Relacionados