derrame pleural

Páginas: 7 (1656 palavras) Publicado: 18 de junho de 2013
DERRAME PLEURAL
Os pulmões são órgãos engenhosamente elaborados para o desempenho de sua função cardeal: a troca de gases entre o ar inspirado e o sangue.
Pleura:
Aspectos da normalidade:
A pleura é uma membrana serosa revestida por células mesoteliais e constituída por dois folhetos, um visceral, que envolve os pulmões, e um parietal, que recobre o mediastino, o diafragma e a parede costal.Entre os dois folhetos existem um espaço real, com 10 a 20 µm de espessura, preenchido por pequena quantidade de líquido (cerca de 15 mL). Esse líquido é claro e incolor e tem baixa concentração de proteínas (< 1,5 g/dL) e cerca de 1.500 células/µL, com predomínio de monócitos, pequeno número de linfócitos, macrófagos e células mesoteliais, mas sem hemácias.
A pleura parietal, por suas vezes,divide-se em três compartimentos (ou telas):
1) Mesotelial, constituído por células mesoteliais e membrana basal;
2) Submesotelial, formado por tecido conjuntivo submesotelial, lâmina elástica externa, vasos sanguíneos e linfáticos e lâmina elástica interna;
3) Submesotelial do tecido adiposo, representado por tecido adiposo e músculo esquelético,
4) Os vasos sanguíneos da pleura originam-se daartéria bronquica. Os vasos linfáticos drenam para os linfonodos mediastinais, intercostais e esternais. A membrana pleural, portanto, não só apresenta uma função de barreira como também contribui para a manutenção do equilíbrio homeostático com espaço pleural.
O comprometimento patológico da pleura é, com raras exceções, uma complicação secundária de alguma doença subjacente.



Mecanismosde defesa da pleura:
As células mesoteliais da pleura respondem em grande parte pela imunidade inata da pleura. Não só reconhecem o organismo agressos como iniciam a resposta inflamatória e coordenam essa ação. Tal resposta varia de acordo com o agente agressor, como microrganismos, agentes químicos (p. ex., asbestos) ou células tumorais. A superfície das células mesoteliais é coberta porglicoconjugados, as sialomucinas, que consistem em moléculas fortemente aniônicas que repulsam a presença de células anormais, partículas e microrganismos; por isso, funcionam como uma cobertura mecânica que impede a aderência desses agentes. Outro tipo de resposta inata das células mesoteliais é a produção de radicais de óxido nítrico em resposta a estimulação por citocinas, lipopolissacarídeos eparticulados. Indução da enzima óxido nítrico sintetase contribui para o controle de infecções no espaço pleural.
A pleura conta ainda com mecanismos de defesa que incluem a secreção de lisozima, imunoglobulinas (IgG e IgA), principalmente) e complemento, que ajudam na função antibacteriana. Além disso, as células mesoteliais produzem fibronectina, que inibe a adesão de microrganismos, como Pseudomonasaeruginosa.

Derrames pleurais:
A pleura é muitas vezes acometida por doenças primárias ou secundárias, tanto benignas como malignas. Quase sempre, comprometimento pleural vem acompanhando de aumento de líquido pleural, o que constitui um derrame pleural.
Ocorre acúmulo aumentado de líquido pleural em cinco situações:
Aumento da pressão hidrostática, como ocorre na insuficiência cardíacacongestiva;
Aumento da permeabilidade vascular, como na pneumonia;
Redução da pressão oncótica, como na síndrome nefrótica;
Aumento da pressão negativa intrapleural, como na atelectasia;
Diminuição da drenagem linfática, como na carcinomatose mediastinal.

Este líquido pode ser: transudato ou exsudato; a distinção entre os dois é importante do ponto de vista clínico, por que ajuda nodiagnóstico da doença de base.
O transudato tem baixa densidade, pequena concentração de proteínas e ausência de células inflamatórias. Forma-se devido a distúrbios nos fatores hidrodinâmicos que regulam a formação e a absorção do líquido pleural, resultando em acúmulo deste. As principais causas são insuficiência cardíaca, cirrose hepática e distúrbios renais, como síndrome nefrótica.
O exsudato...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • derrame pleural
  • Derrame Pleural
  • Derrame pleural
  • DERRAME PLEURAL
  • Derrame pleural
  • Derrame pleural
  • Derrame pleural
  • derrame pleural

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!