Derpatamentalizacao Por Processo

709 palavras 3 páginas
Departamentalização por Processo

Conceito
É a departamentalização, que envolve diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com as etapas de execução de um processo.
O processo é um conjunto de atividades com uma ordem específica, em que o resultado de um produto ou serviço especificado satisfaz as necessidades e expectativas do cliente ou mercado. O processo não acaba necessariamente no cliente externo, em algumas situações é necessário que esse processo de continuidade em outros setores, com outros processos, para que resulte no produto final.
O desenvolvimento do processo utilizado pelas organizações está relacionado com a estrutura do produto, para que se obtenha da melhor maneira possível o aumento da eficiência e qualidade do produto.
Um exemplo para entender melhor essa departamentalização, são as montadoras que produzem carros.
Outro tipo de empresa que serve para ilustrar as organizações por processos são as montadoras de carros. Imagine que, para ser montado um carro, ele precise passar pelas seguintes etapas: estruturação, pintura e montagem das peças. A organização se dividirá, basicamente, em três setores distintos: um para a estruturação, outro para pintura, outro para montagem.

Vantagens:
Extrai vantagens econômicas oferecidas pela própria natureza do equipamento ou da tecnologia.
Possibilidade de comunicação mais rápida de informações técnicas.
Cada unidade organizacional é uma etapa no desenvolvimento do produto, a focalização e a sequência de processos facilita o trabalho de seu início até o fim.

Desvantagens:
Possibilidade de perda da visão global do andamento do processo.
Flexibilidade restrita para ajustes no processo.
Cada administrador fica limitado ao seu departamento, pois é especialista em uma única parte do processo, fazendo com que se torne limitado também a substituição do mesmo.

Departamentalização por projeto
É a organização que faz uma abordagem divisional, envolvendo a diferenciação e o agrupamento das atividades de

Relacionados

  • trabalho
    688 palavras | 3 páginas
  • Analize organizacional
    1943 palavras | 8 páginas
  • ATPS
    8514 palavras | 35 páginas