dernaval saviane

503 palavras 3 páginas
.1 – A pedagogia tradicional

Objetivo – Transformar os súditos em cidadão. Marginalidade = Ignorância

Papel da Escola – “antídoto à ignorância”, logo, um instrumento para equacionar o problema da marginalidade. Seu papel era difundir a instrução, transmitir o conhecimento acumulados pela humanidade e sistematização logicamente.

Professor – Papel central que transmite o conhecimento

Aluno – Aquele que cabe assimilar os conhecimentos que lhe são transmitidos.

Crise – Nem todos nela ingressam e mesmo os que ingressam nem sempre era bem sucedidos, ainda teve de curar-se ante o fato de que nem todos se ajustavam ao tipo de sociedade que se queria consolidar.

2.2 – Pedagogia nova

Objetivo – Crítica a escola tradicional; A marginalização já não propriamente, o ignorante, mas o rejeitado.

Papel da Escola – Que a anormalidade é um fenômeno normal. A educação como fator de equalização social, será um instrumento de correção da marginalidade na medida em que cumprir a função de ajustar e adaptar os indivíduos à sociedade, incutindo neles o sentimento de aceitação dos demais pelos demais.

“Lema” – “Aprender a Aprender”

Professor – O professor agiria como um estimulador e orientador da aprendizagem cuja iniciativa principal caberia aos próprios alunos.

Aluno – “Revolução Copérnica” Seria o centro do conhecimento.

Aprendizagem – Seria uma decorrência espontânea do ambiente estimulante e da relação viva que se estabeleceria entre os alunos e entre esses e o professor.

Espaços – Cada professor teria de trabalhar com pequenos grupos de alunos, sem que a relação interpessoal, essência da atividade educativa, ficaria dificultada; em um ambiente estimulante, portanto, dotado de materiais didáticos ricos, Biblioteca de classe etc.

Crise – Com os altos custos, os escolasnovistas não passaram de escolas experimentais. Seu conceito foi mais negativo do que positivo, provocando afrouxamento da disciplinas e a despreocupação com a transmissão do

Relacionados