depressao

Páginas: 3 (692 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Depressão
O mal do século
Depressão é uma doença psiquiátrica, crônica e recorrente, que produz uma alteração do humor caracterizada por uma tristeza profunda, sem fim,associada a sentimentos de dor, amargura, desencanto, desesperança, baixa autoestima e culpa, assim como a distúrbios do sono e do apetite.
No quadro da depressão, a tristeza não da trégua, mesmo quenão haja uma causa aparente. O humor permanece deprimido praticamente o tempo todo, por dias e dias seguidos, e desaparece o interesse pelas atividades, que antes davam satisfação e prazer.
A depressãoé uma doença incapacitante que atinge por volta de 350 milhões de pessoas no mundo. Os quadros variam de intensidade e duração e podem ser classificados em três diferentes graus: leves, moderados egraves.

Causas:
Existem fatores genéticos envolvidos nos casos de depressão, doença que pode ser provocada por uma disfunção bioquímica do cérebro. Entretanto, nem todas as pessoas com predisposiçãogenética reagem do mesmo modo diante de fatores que funcionam como gatilho para as crises: acontecimentos traumáticos na infância, estresse físico e psicológico, algumas doenças sistêmicas (ex:hipotireoidismo), consumo de drogas lícitas (ex: álcool) e ilícitas (ex: cocaína), certos tipos de medicamentos (ex: as anfetaminas).
Mulheres são mais vulneráveis aos estados depressivos em virtude daoscilação hormonal a que estão expostas principalmente no período fértil.




Sintomas
Além do estado deprimido e da anedonia (interesse e prazer diminuídos para realizar a maioria das atividades)são sintomas da depressão:
1) alteração de peso (perda ou ganho de peso não intencional);
2) distúrbio de sono (insônia ou sonolência excessiva  praticamente diárias);
3) culpa excessiva(sentimento permanente de culpa e inutilidade);
4) dificuldade de concentração (habilidade diminuída para pensar ou concentrar-se);
5) ideias suicidas (pensamentos recorrentes de suicídio ou morte);...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Depressão
  • depressão
  • Depressão
  • Depressão
  • Depressão
  • A depressão
  • Depressão
  • depressão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!