Depress O Thays Votto

2820 palavras 12 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
Psicologia – Disciplina: Análise do Comportamento
Thays Rodrigues Votto – 71077

O mal da Depressão sobre o enfoque analítico-comportamental

O profissional de saúde precisa ter subsídios para identificar qual metodologia irá utilizar para auxiliar o paciente, a fim de terminar com o seu sofrimento, nesse caso a depressão. Essa patologia é amplamente estudada na aera da saúde, porém o que o presente trabalho tem como objetivo é analisá-la sob a luz de diversas abordagens, porém com um enfoque maior na abordagem analítico comportamental.
Entretanto, para que possamos compreender o que é a depressão e como devemos tratá-la dentro dessa perspectiva, precisamos estar cientes do que outras teorias dizem a respeito desse tema.
A psicanálise irá propor uma visão para a doença da depressão, indo além do biológico, segundo os estudos de Melanie Klein, citados por Trevisan (2004), a posição depressiva se dá em decorrência da má internalização de objetos ao longo da vida, ou de não saber lidar com situações de perda de um objeto ideal, ou luto.
Por exemplo, como se uma criança passasse por algo semelhante ao luto, e a negociação satisfatória nesse momento, com o estabelecimento de bons objetos internos, determinará o curso futuro da doença mental e, particularmente, a vulnerabilidade para depressão frente a futuras perdas. A essência do conceito de posição depressiva é conter o início do processo de internalização de bons objetos totais, algo que nunca se encerra, acompanhando o indivíduo ao longo da vida28. Se a preocupação com o objeto predomina, a culpa levará à tentativa de reparação. Se o narcisismo predomina, os mecanismos psíquicos não levarão em consideração o objeto e irão em busca da autovalorização29.
Para a teoria fenomenológico-existencial, que um de seus preceptores foi Victor Frank, com a logoterapia, diz que precisamos atribuir um sentido à doença, assim como para a nossas vidas e então, procurar meios para alcançar esse

Relacionados