Depressão: O mal do século

Páginas: 19 (4739 palavras) Publicado: 20 de julho de 2015
 ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA GUIOMAR MEDEIROS









DEPRESSÃO: O MAL DO SÉCULO








Por:
Adilson de Jesus
Rafael Marques
Robson Carvalho
Vitor Ferreira

Orientador(a):
Welita Ribeiro


Bossoroca/2014
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA GUIOMAR MEDEIROS

Dados de Identificação

Nome: Adilson de Jesus, Rafael Marques, Robson Carvalho e Vitor Ferreira

Disciplina: Todas

Série: 2ºano

Modalidade: Ensino Médio

Turma: Única

















Bossoroca/RS
INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo demonstrar alguns tipos de depressão, a saber depressão primária (quando não tem uma causa detectável) ou secundária (atribuível a doenças físicas ou a medicamentos), genética, unipolar ou bipolar, leve ou grave (de acordo com o grau de gravidade dos sintomas), depressão reativa, edepressão menor ou destemia, bem como suas causas, sintomas, tratamento descoberta e como preveni-la. Ainda averiguaremos algumas pesquisas para analisarmos dados estatísticos a respeito do crescimento da doença nos últimos anos.
Ao longo deste trabalho pretendemos encontrar respostas para alguns questionamentos que levantamos junto ao grupo, tais como: O que leva uma pessoa a desenvolver adepressão? Como tratar com uma pessoa depressiva? O que leva uma pessoa depressiva tirar sua própria vida? Como é a convivência de uma pessoa depressiva com as demais pessoas?
Qual a probabilidade de uma pessoa que não possui a doença adquire-la, através do convívio com uma pessoa depressiva?
Para responder nossos questionamentos usaremos como principal fonte de pesquisa a internet.















1.OBJETIVOS
Demonstrar alguns tipos de depressão, a-saber depressão primária (quando não tem uma causa detectável) ou secundária (atribuível a doenças físicas ou a medicamentos), genética, unipolar ou bipolar, leve ou grave (de acordo com o grau de gravidade dos sintomas), depressão reativa, e depressão menor ou destemia, bem como suas causas, sintomas, tratamento descoberta e como preveni-la;Averiguar algumas pesquisas para analisarmos dados estatísticos a respeito do crescimento da doença nos últimos anos.

2. JUSTIFICATIVA
Diante de tantos casos de depressão em nossas relações de amizade ou familiares que sofreram ou estão sofrendo desta doença perigosa, resolvemos conhecer mais e entender sobre a doença e informar a comunidade escolar de que podemos se prevenir ou buscar tratamentoadequado de acordo com seu tipo de depressão.


















3. DEFINIÇÃO (ORIGEM)
A Organização Mundial da Saúde define depressão como um transtorno mental comum, caracterizado por tristeza, perda de interesse, ausência de prazer, oscilações entre sentimento de culpa e baixa autoestima, além de distúrbios do sono ou do apetite.
A palavra depressão provém do termo latim depressus, que significa“abatido” ou “aterrado”. Trata-se de um distúrbio emocional podendo traduzir-se num estado de abatimento e infelicidade, o qual pode ser transitório ou permanente.
Para a medicina e a psicologia, a depressão é um síndrome ou um conjunto de sintomas que afetam principalmente a área afetiva/emocional de uma pessoa. Posto isto, a tristeza patológica, o estado de fraqueza, a irritabilidade e asalterações de humor podem causar uma diminuição no entendimento profissional ou uma limitação na respectiva vida social.
A depressão também pode ser expressa através de afecções de tipo cognitivo, volitivo e, inclusive, somático. Na maioria dos casos, o diagnóstico é clínico.
Embora possa ser ocasionada por múltiplos fatores, a depressão costuma surgir com sinais de stress e certos sentimentos (umadesilusão amorosa, a vivência de um acidente ou de uma tragédia, etc.). Uma elaboração inadequada do luto pela morte de um ente querido ou o consumo de determinadas substâncias (como o álcool ou outras substâncias tóxicas) também podem resultar em depressão.
Para além da incapacidade laboral e de concentração, a depressão pode ter outras importantes consequências sociais e pessoais. Nos casos mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mal do Século
  • Mal do século
  • Mal de Parkinson, Mal de Alzheimer e Depressão
  • Depressão: o mal nosso de cada dia
  • Crack o mal do século
  • Mal do século XX
  • Crack, mal do século xxi
  • O mal do seculo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!