Depressão: um dos principais problemas psicológicos de maior relevância no brasil

Páginas: 9 (2147 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
1.0 INTRODUÇÃO

A Depressão é uma doença que se caracteriza por afetar o estado de humor da pessoa, deixando-a com um predomínio anormal de tristeza. Todas as pessoas, homens e mulheres, de qualquer faixa etária, podem ser atingidas, porém mulheres são duas vezes mais afetadas que os homens. Em crianças e idosos a doença tem características particulares, sendo a sua ocorrência em ambos osgrupos também freqüente. (ABC SAÚDE).
O termo depressão, em seu contexto clínico, não se refere somente ao humor deprimido, mas sim ao complexo sindrômico caracterizado por alterações do humor, de psicomotricidade e por uma variedade de distúrbios somáticos e neurovegetativos. “[...] no diagnóstico da depressão levam-se em conta: sintomas psíquicos, fisiológicos e comportamentais”. (CRIVELATTI,DURMAN, HOFSTATTER, 2006).
Na depressão a intensidade do sofrimento é intensa, durando a maior parte do dia por pelo menos duas semanas, nem sempre sendo possível saber por que a pessoa está assim. (ABC SAÚDE).
O mais importante é saber como a pessoa sente-se, como ela continua organizando a sua vida e como ela está se relacionando com outras pessoas, a fim de se diagnosticar a doença e se iniciarum tratamento médico eficaz. (ABC SAÚDE).
Na depressão como doença (transtorno depressivo), nem sempre é possível haver clareza sobre quais acontecimentos da vida levaram a pessoa a ficar deprimida, diferentemente das reações depressivas normais e das reações de ajustamento depressivo, nas quais é possível localizar o evento desencadeador. (ABC SAÚDE).
Basicamente existem as depressõesmonopolares (este não é um termo usado oficialmente) e a depressão bipolar (este termo é oficial). O transtorno afetivo bipolar se caracteriza pela alternância de fases deprimidas com maníacas, de exaltação, alegria ou irritação do humor. A depressão monopolar só tem fases depressivas. (MAROT, PSICOSITE).
A causa exata da depressão permanece desconhecida. A explicação mais provavelmente correta é odesequilíbrio bioquímico dos neurônios responsáveis pelo controle do estado de humor. Esta afirmação baseia-se na comprovada eficácia dos antidepressivos. (MAROT, PSICOSITE).
O fato de estar cronicamente doente pode gerar conflito, frustração e culpa, sendo difícil para o paciente, cônjuge e família expressar seus sentimentos negativos e de raiva. (RIBEIRO, ET. AL. 2009).
Quando tais sentimentos nãosão expressos, podem ser introjetados, levando ao desespero, depressão e tentativas de suicídio (a incidência de suicídio mostra-se aumentada nos pacientes de di·lise), chegando a destruir relações familiares já ameaçadas. (RIBEIRO, ET. AL. 2009).
O enfermeiro atua junto a estes pacientes por meio da articulação com a equipe multiprofissional e serviços de apoio. As atividades de cuidado e deadministração têm sido consideradas inconciliáveis, no entanto, fazem parte do mesmo processo do cuidado ampliado. (RIBEIRO, ET. AL. 2009).
A depressão na população idosa, por exemplo, é um importante problema de saúde pública em virtude de sua alta prevalência, freqüente associação com doenças crônicas, impacto negativo na qualidade de vida e risco de suicídio. (RIBEIRO, ET. AL. 2009).
O aumento davulnerabilidade à depressão e a diminuição da resiliência física na velhice guardam relação próxima com doenças, incapacidade física, isolamento social, eventos estressantes e diminuição no senso de bem-estar. (BATISTONI, NERI, CUPERTINO, 2010).
As relações entre o aumento da idade e a presença de sintomas depressivos ainda não estão firmemente estabelecidas, principalmente pela interferência dediferenças conceituais ou metodológicas dos estudos. (BATISTONI, NERI, CUPERTINO, 2010).
Compreender os fatores associados à incidência de depressão pela primeira vez na velhice pode auxiliar na prevenção e no entendimento da depressão que se manifesta nesse período da vida. (BATISTONI, NERI, CUPERTINO, 2010).
A depressão pós-parto (DPP) está entre as mais prevalentes, podendo afetar uma em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Principais problemas ambientais no brasil
  • principais problemas na educação no brasil
  • Os principais problemas da educação no brasil
  • principais problemas ambientais no brasil
  • Principais problemas ambientais do Brasil
  • Principais problemas ambientais do Brasil
  • Principais problemas da educação no Brasil
  • PRINCIPAIS PROBLEMAS SOCIAIS NO BRASIL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!