Depreciacao AmortizacaoeExaustao

2458 palavras 10 páginas
DEPRECIAÇÃO, AMORTIZAÇÃO E EXAUSTÃO

Os itens patrimoniais constantes no Ativo Imobilizado são sacrificados no decorrer dos anos, com o intuito de gerar receitas para a empresa. Estes sacrifícios, que reduzem o imobilizado, são divididos em:
Depreciação;
Amortização; e,
Exaustão.
Os itens que compõem o ativo imobilizado serão apresentados, no balanço, deduzido do saldo da respectiva conta de depreciação, amortização ou exaustão.

DEPRECIAÇÃO

A depreciação de bens do ativo imobilizado corresponde à diminuição do valor dos elementos ali classificáveis, resultante do desgaste pelo uso, ação da natureza ou obsolescência normal. Será registrada periodicamente nas contas de custo ou despesa em contrapartida contas de registro da depreciação acumulada, classificadas como contas retificadoras do ativo permanente.

Há vários métodos para se calcular a depreciação, os mais comuns são:

Método linear – consiste na aplicação de uma taxa fixa periódica sobre o custo do bem durante o prazo de vida útil estimado;

Método decrescente – aplica-se uma taxa periódica sobre o saldo residual (custo do bem menos depreciação), reduzindo em cada período o montante depreciado;

O método que tem sido adotado com freqüência, devido a sua facilidade de cálculo, é o método linear, e isto é reconhecido inclusive pelo Fisco.

Bens que podem ser depreciados - podem ser objeto de depreciação todos os bens físicos sujeitos a desgaste pelo uso, por causas naturais, obsolescência normal, inclusive edifícios e construções. A partir de 01/01/96 somente será admitida, para fins de apuração do lucro real, a despesa de depreciação de bens móveis ou imóveis que estejam intrinsecamente relacionados com a produção ou comercialização de bens e serviços objeto da atividade empresarial.

Bens que não podem ser depreciados - não serão depreciados:
a) terrenos, salvo em relação aos melhoramentos ou construções;
b) prédios ou construções não alugados nem utilizados pelo proprietário na produção dos seus

Relacionados

  • SETOR INDUSTRIAL NA ATUALIADADE
    3536 palavras | 15 páginas