depoimento de quem lutou guerra

Páginas: 2 (321 palavras) Publicado: 3 de novembro de 2014
Depoimento de quem lutou na guerra
O equilíbrio das forças em conflito a partir de 1915 fez com que a guerra se configurasse como uma guerra de trincheira, visando manter posição e desenvolvercombates para tomar território ao outro exercito. A guerra de trincheira foi extremamente cruel, e chegou-se ao uso de armas químicas - os gases venenosos – para tentar contornar os impasses.
“ Aindaestou atolado nessa trincheira.[...] não me lavei, nem mesmo cheguei a tirar a roupa, e a media de sono, a cada 24 horas, tem sido de duas horas e meia “.( Capitão E. V. Venning França).
“ Emgeral, para dormirmos aquecidos, deitávamos uns juntos ao outros, dividindo cobertores – cada homem levava dois. O frio no entanto, se mostrou preferível á lama ( Formada com o degelo) [...] Pelo menospodíamos nos mover “ ( sargento E. W. Wilson, Rio Somme).
“ O campo de batalha, é terrível. Há um cheiro azedo, pesado e penetrante de cadáveres. Homens que foram mortos no ultimo outubro estão meioafundados no pântano e nos campos de nabos em crescimento. [...] Um pequeno rio de água corre através das trincheiras e todo mundo usa água para beber e se lavar, e a única água disponível. Ninguémse importa com o inglês pálido que apodrece alguns passos adiante”.
( Rudolf Binding, que sérvio nas diversões da Jumgdeustshchand ).
“Na verdade, gentileza e compaixão com os feridos foram talvezas únicas coisas decentes que vi na guerra. Não é raro ver um soldado inglês e outro alemão lado a lado, num mesmo buraco, cuidando um do outro, fumando calmamente.” ( Tenente Arthur C. Young, França,16 de setembro de 1916)
Responda com base nos depoimentos.
Todos os depoimentos acima foram colhidos na mesma época? Justifique sua resposta.
Os depoimentos acima tem alguma coisa em comum?Explique
Todos os depoentes citados são do sexo masculino. Como as mulheres vivenciaram a primeira guerra? Faça uma pesquisa sobre as condições de vida enfrentadas pelas mulheres nesse Período....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A guerra da memória: A ditadura militar nos depoimentos de militares
  • depoimento
  • Depoimentos
  • Depoimento
  • Depoimento
  • depoimento
  • Depoimento
  • Depoimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!