Dependência quimica e prevenção de recaida

Páginas: 13 (3105 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2011
DEPENDENCIA QUÍMICA E PREVENÇÃO DE RECAÍDA
Gabriela Moraes Busatto*
Gabriela Silveira Ayres**
RESUMO
Artigo desenvolvido após estagio no CAPS AD – Centro de atenção psicossocial, um serviço de saúde aberto e comunitário, lugar de referencia e tratamento para pessoas dependentes de substancias psicoativas. É tratada a questão da dependência química em diversos pacientes, cada qual com suasindividualidades. Nos grupos de terapia é enfatizada a dependência como sendo uma doença, a qual os pacientes devem assumi-la. Os dependentes chegam ao CAPS, passam pelo acolhimento, depois a entrevista com todos os profissionais, e pelo médico, para depois poderem participar dos grupos. Já chegam a um estagio que se encontram sem nada, falar de tudo que perderam e que querem tentar um tratamento.Quando estão no estagio de abstinência, é importante a prevenção de recaída, onde tem o objetivo de prevenir um lapso inicial e manter a abstinência, proporcionando habilidades de prevenção de uma recaída completa.
Palavras-Chave: CAPS, Dependência Química, Prevenção de Recaída

ABSTRACT
Article was developed after internship at CAPS AD - Center for psychosocial care, a health service and opencommunity, a place of reference and treatment for people addicted to psychoactive substances. It addresses the issue of substance abuse in several patients, each with their individuality. In therapy groups is emphasized dependence as a disease, which patients must take it. Addicts come to CAPs, pass through the reception, after the interview with all professionals, and the doctor, they then haveto join groups. Already reached a stage which are nothing to speak of all they lost and who want to try a treatment. When you are in the stage of withdrawal, it is important to prevent relapse, which aims to prevent an initial lapse and maintain abstinence by providing skills to prevent a full relapse.
Key-words: CAPS, Chemical Dependency, Relapse Prevention

______________*Acadêmica do 3º semestre do curso de psicologia da Uniderp – Anhanguera
*Psicóloga do CAPS ad e preceptora do PINESC
INTRODUÇÃO
A dependência química é o uso de substancias psicoativas que afetam a vida do individuo em todas as áreas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) qualifica como droga, toda substância que introduzida em um organismo vivo modifica seu comportamento biológico, psicológico esocial. É uma doença primária, crônica, progressiva e de determinação fatal, sendo também, multidimensional e multifacetada. As drogas acionam o sistema de recompensa do cérebro, uma área encarregada de receber estímulos de prazer e transmitir essa sensação para o corpo todo, garantindo a sobrevivência da espécie. Por uma espécie de curto circuito, elas provocam uma ilusão química de prazer queinduz a pessoa a repetir seu uso compulsivamente.
Com a dada importância de tal doença foram desenvolvidos os CAPS – Centros de Atenção Psicossocial, é um serviço de saúde aberto e comunitário do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele é um lugar de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e demais quadros, cuja severidade e/ou persistênciajustifiquem sua permanência num dispositivo de cuidado intensivo, comunitário, personalizado e promotor de vida. Tem como objetivo oferecer atendimento à população de sua área de abrangência, realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. É um serviço de atendimentode saúde mental criado para ser substitutivo às internações em hospitais psiquiátricos.
Os CAPS AD devem oferecer atendimento diário a pacientes que fazem um uso prejudicial de álcool e outras drogas, permitindo o planejamento terapêutico dentro de uma perspectiva individualizada de evolução contínua. Os CAPS AD desenvolvem uma gama de atividades que vão desde o atendimento individual até...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As recaídas na recuperação da dependência química
  • Prevencao de recaida
  • prevenção a recaida
  • REDUÇÃO DE DANOS E PREVENÇÃO DA RECAÍDA
  • Programa de prevenção da recaída
  • Dependência Química
  • Dependencia quimica
  • Dependência quimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!