Dependência química na sociedade contemporânea

Páginas: 6 (1358 palavras) Publicado: 17 de julho de 2012
“A Dependência Química Enquanto Efeito da Sociedade Contemporânea”

Jornal Minas é Notícia
Edição Especial 2006


A sociedade contemporânea em que vivemos, precisamente o século XXI, é marcada por mudanças. Mudanças de paradigmas, mudanças culturais, sócio-econômicas e de valores, que implicam necessariamente em uma re-adaptação do indivíduo em seu meio. Frente a tantas mudanças, que nãodeixam de interferir no afeto e no comportamento, o indivíduo em sua unicidade e a própria coletividade têm sentido os efeitos desses impactos.

Ao contrário do que muitos pensam, a Dependência Química não é uma causa dos males atuais da sociedade, mas um dos efeitos do caos em que emerge esta mesma sociedade. Esta falta de identidade contemporânea tem trazido ao indivíduo uma necessidade de sealienar de toda esta angústia conseqüente. Por outro lado, paradoxalmente, quando o indivíduo busca as drogas, este tem a uma possibilidade de encontrar a identidade perdida por meio da identificação grupal.

Diante de todos os efeitos que a sociedade tem presenciado frente a este processo mutante contemporâneo, é sobre a Dependência Química enquanto efeito que vamos discutir neste artigo.Relacionamentos e Qualidade de Vida:
A sociedade contemporânea é marcada pelo individualismo. A necessidade crescente do indivíduo precisar cada vez mais de se qualificar, estudar, se informar, é um processo solitário, mesmo que aconteça em grupo. A internet e as possibilidades cada vez maiores de o indivíduo poder resolver seus problemas via computador, fazem com que as relações interpessoaiscotidianas sejam cada vez mais desnecessárias.

Desta forma, ao contrário do que acontecia nas sociedades tradicionais, a sociedade contemporânea não é muito apropriada para sustentar amizades. As amizades, que outrora eram preservadas desde a infância, hoje estão cada vez mais superficiais. Uma das grandes queixas do indivíduo usuário de drogas é a solidão. É falta de compreensão, é a falta deamigos. No Centro de Acolhimento SOS Drogas, 37% dos adolescentes que buscam o serviço relatam experimentar a droga devido à influência de colegas, seguido de problemas familiares, que correspondem a 27%. Este acontecimento que os usuários relatam como “influência” mostra a necessidade de o indivíduo se inserir em um grupo e ser reconhecido a qualquer custo. Mesmo que para isto ele deva usar drogas.Esta influência e esta superficialidade nas relações não aparecem somente nos grupos externos. No Centro de Acolhimento SOS Drogas, 76% dos usuários que buscam o serviço têm parentes que usam drogas. “Ao contrário do que se poderia esperar, há mais discussões em famílias emocionalmente próximas; quando a família realmente tem problemas, pais e filhos se evitam, em vez de discutir.”(CSIKSZENTMIHALYI, 89). Desta forma, o indivíduo se aliena usando drogas para que possa se sentir incluído.

Centro de Acolhimento SOS Drogas





O físico John Archibaldo Wheeler expressa seu ponto de vista diretamente: “Se você não discute suas idéias, você está por fora. Ninguém, eu sempre digo, pode ser alguém sem que haja pessoas por perto” (CSIKSZENTMIHALYI, 95). Estepensamento tem congruência com a Psicanálise, onde Lacan ressalta que a criança existe para e pelo outro, “já que é um pólo de expectativas, projetos e atributos” (LACAN, 659)

Quanto aos relacionamentos, outro tópico a ser levantando é a sexualidade. Uma das grandes revoluções da nossa cultura foi a Revolução Sexual do século XX. A sexualidade foi descontextualizada, porém, e gerou-se a idéia errôneade que a felicidade estaria presente na variedade e na freqüência dos encontros sexuais em detrimento de sua intensidade e profundidade. Paradoxalmente, percebe-se no indivíduo contemporâneo que, quanto mais ele busca sua essência nos relacionamentos sexuais, mais distante ele fica deste encontro. E mais uma vez, a droga entra para tamponar a angústia gerada por mais este conflito.

Enquanto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dependência química e a Sociedade
  • Dependência Química
  • Dependencia quimica
  • Dependência quimica
  • dependência quimica
  • Dependência Química
  • Dependencia quimica
  • Dependências Químicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!