Dependência de benzodiazepínicos

Páginas: 8 (1773 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2011
Características dos Pacientes

Estima-se que 1,6% da população adulta é usuária crônica de benzodiazepínicos, principalmente os pacientes do sexo feminino, acima de 50 anos e apresentando problemas clínicos crônicos, tais como transtornos de ansiedade(1).

Os indivíduos que abusam de benzodiazepínicos, geralmente o fazem para lidar com as reações, por exemplo, ao estresse devido ao luto,desemprego, etc. Com a expectativa de que tais medicações podem ajudá-los a resolverem os seus próprios problemas, ou então, simplesmente buscam os seus efeitos agradáveis, tais como a euforia, a excitação e o aumento do estado motivacional para a realização de suas atividades cotidianas. Quando os pacientes adquirem tolerância a algum desses efeitos tendem a procurar um médico com o obejtivo depersuadí-lo a prescrever um benzodiazepínico, ou então, compram de forma ilegal a medicação (HANSON, 1995). Os usuários crônicos de benzodiazepínicos são classificados em 4 tipos principais(4):

· "Usuários Médicos": usuários que são medicados com benzodiazepínicos por indicação médica, como é o caso dos pacientes portadores de doenças músculo-esqueléticas (por ex. espasmos musculares) eneurológicas (por ex. epilepsia). Os usuários médicos raramente desenvolvem abuso ou dependência dos benzodiazepínicos, quando comparados aqueles com insônia ou estados ansiosos. Uma possível explicação para esta observação clínica é a menor prevalência de características de personalidade e sintomas psiquiátricos entre os pacientes que são medicados por razões médicas. Além disso, existe muita controvérsia sea prescrição de benzodiazepínicos para determinadas condições médicas, particularmente as doenças músculo-esqueléticas é efetiva.

· "Usuários diurnos" (daytime users): usuários que fazem uso de benzodiazepínicos por indicação psiquiátrica, tais como: ansiedade crônica (por ex. transtornos fóbicos). Clinicamente, os pacientes caracterizam-se por serem mais jovens, não manifestando doençasfísicas e uso dos benzodiazepínicos por curto período de tempo. Supõem-se que um forte preditor de uso prolongado de benzodiazepínico entre estes pacientes é a gravidade dos transtornos psiquiátricos no início do tratamento.

· "Usuários Noturnos" (night-time users): usuários caracterizados pela presença de alterações crônicas do sono. Estima-se que 15% dos idosos fazem uso de algum hipnótico paratratar a insônia. É o grupo predominante dentre os quatro tipos de usuários de benzodiazepínicos. Os pacientes caracterizam-se por serem idosos, predominantemente do sexo feminino, sendo comum a presença de doenças físicas e estado depressivo crônico. Costumam tomar baixas doses dos benzodiazepínicos, entretanto, são os usários que mais relutam em tratar-se, quando desenvolvem dependência. Porém,quando submetem-se à alguma intervenção psicosssocial (por ex. aconselhamente, terapia de relaxamento), costumam aceitar o tratamento para descontinuar ou reduzir o uso de benzodiazepínico.

· "Poli-usuários de Drogas": são usuários que compreendem um pequeno grupo de pacientes, que fazem abuso caótico e ilícito de outras drogas de abuso (por ex. opióides, psicoestimulantes). Esses usuários debenzodiazepínicos caracterizam-se pelos seguintes dados clínicos:

a) Pacientes mais jovens;

b) Uso de altas doses diárias de benzodiazepínicos;

c) Maior exposição aos benzodiazepínicos;

d) Presença de vários problemas psicossociais e clínicos causados pelo abuso de drogas ilícitas. Muitas vezes a desintoxicação desses pacientes deve ser realizada em uma unidade hospitalar, devido aoabuso concomitante de várias drogas. Possivelmente, serão melhor tratados em unidades de dependência química.

Uma característica importante dos usuários abusivos de benzodiazepínicos é o comportamento de procurar a droga. Para adquirir a medicação controlada, o paciente emprega várias estratégias ou artifícios e quando procura um médico pressiona-o a prescrever o medicamento sem uma indicação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aspectos da dependencia do benzodiazepinico
  • Benzodiazepinicos
  • benzodiazepinicos
  • benzodiazepínicos
  • Benzodiazepínicos
  • Benzodiazepinicos
  • Benzodiazepínicos
  • Benzodiazepínicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!