Departamentualização

339 palavras 2 páginas
Departamentalização:
A departamentalização é o processo que consiste em agrupar em departamentos, funções ou atividades similares e logicamente relacionadas de uma determinada organização. Numa primeira fase é efetuada a divisão do trabalho em tarefas de forma a conseguir ganhos de produtividade proporcionado especialização. Segue-se a departamentalização com o objetivo de permitir uma gestão eficiente.
A divisão do trabalho e posterior reagrupamento, pode ser, efetuado de três formas diferentes, dando origem a diferentes tipos de estruturas organizacionais:
- Divisão por hierarquia
- Divisão por função exercida
- Divisão por divisão (unidade/delegação, grupo de cliente, grupo de produtos ou serviços, projeto, etc.)
A escolha de qual o critério a utilizar para efetuar a divisão do trabalho e a departamentalização depende, geralmente, dos objetivos da organização das características do ambiente externo, da tecnologia utilizada, das qualificações dos trabalhadores, do tipo de tarefas executadas, da existência ou não de unidades/delegações afastadas geograficamente, da dimensão da organização e da estratégia prosseguida.
Dificilmente se encontra, na prática, a aplicação pura de um único tipo de departamentalização em toda a organização. É comum encontrar-se uma conjugação de diversos tipos de departamentalização, seja no mesmo nível, seja nos diferentes níveis hierárquicos da organização. Isso porque os tipos de departamentalização expostos não são suficientes, para por meio deles próprios, estruturarem uma organização: não indicam claramente como são estabelecidas as inter-relações ente os diversos departamentos nem como devem estar subordinados. A departamentalização não é o fim em si, mas um meio de organizar as atividades da empresa, de forma a facilitar a consecução de atividades, qualquer que seja o tipo adotado, cria problemas de coordenação de difícil solução.
Formas de Departamentalização:
1- Funcional

Relacionados