DEPARTAMENTALIZAÇÃOOFICIAL1

3065 palavras 13 páginas
Sumário

1.INTRODUÇÃO 1
2. CONCEITO 1
3. OBJETIVO 2
3.1 Aproveitar a especialização, aumentando a eficiência: 2
3.2 Maximizar os recursos disponíveis 2
3.3 Controlar 3
3.4 Coordenar 3
3.5 Descentralizar 3
3.6 Integrar ambiente e organização 3
3.7 Reduzir Conflitos 3
4. TIPOS DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO 4
4.1 Departamentalização por funções ou funcional 4
4.2 Departamentalização por produtos ou serviços 6
4.3 Departamentalização por clientes 7
4.4 Departamentalização geográfica 8
4.5 Departamentalização por projeto 10
4.6 Departamentalização por processo 11
5. CONCLUSÃO 13
6. BIBLIOGRAFIA 13

DEPARTAMENTALIZAÇÃO
1.INTRODUÇÃO

No século XX, o panorama industrial tinha características e elementos para inspirar uma Ciência da Administração: uma imensa variedade de empresas, com tamanhos diferenciados, problemas de baixos rendimentos dos recursos utilizados, desperdício, insatisfação generalizada entre os operários, intensa concorrência, alto volume de perdas por decisões mal formuladas, isso tudo levou a divisão do trabalho entre os que pensam e executam, os primeiros fixam os padrões de produção, descrevem os cargos estudam métodos e técnicas de trabalho.
Em 1916 na França, a Teoria Clássica foi criada, tendo como fundador o francês Henri Fayol, engenheiro que se baseava em princípios e técnicas para o seu trabalho.
Nos Estados Unidos, Frederick Winslow Taylor desenvolvia a Administração Científica, com ênfase nas tarefas e no operário em si. O objetivo principal das duas teorias era o mesmo: a busca da eficiência das organizações. Henri Fayol o criador da Teoria Clássica, dividiu as funções da empresa e criou os princípios gerais da administração, que são as bases da administração como ciência, estes princípios são úteis para estruturar qualquer organização seja qual for seu ramo de atividade e seu tamanho. A Teoria Clássica concebe a organização como se fosse uma estrutura. Essa maneira de conceber a estrutura organizacional é influenciada pelas

Relacionados