DEPARTAMENTALIZAÇÃO: CONCEITO, FUNÇÕES, OBJETIVOS, ORGANOGRAMA UFT – CAMPI GURUPI.

1506 palavras 7 páginas
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia
Acadêmico: Ricardo Silva Amorim
Docente: Guilherme Bizarro
Disciplina: TEORIA GERAL DA GESTÃO PÚBLICA

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: CONCEITO, FUNÇÕES, OBJETIVOS, ORGANOGRAMA UFT – CAMPI GURUPI.

Palmas, 04 de Junho de 2014.
INTRODUÇÃO
Departamentalização tem suas origens na Teoria Clássica, corrente filosófica administrativa iniciada pelo teórico francês Henri Fayol, que pregava a ênfase na Estrutura Organizacional como forma de aumentar a eficiência e aprimorar as relações entre cada segmento de uma empresa. Era uma abordagem de conceito verticalizado que segue hierarquicamente da direção para a execução das tarefas. Sob abordagem econômica, entretanto, a divisão do trabalho apregoada por Adam Smith como fundamental para a geração de riquezas, constitui-se na gênese dessa ideia.
Em Teoria da Organização, a Departamentalização tem como alternativa as chamadas Adhocracias. Departamentalização é o agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondente recursos (humanos, financeiros, materiais e equipamentos) em unidades organizacionais. Existem diversas maneiras básicas pelas quais as organizações decidem sobre a configuração organizacional que será usada para agrupar as várias atividades. O processo organizacional de determinar como as atividades devem ser agrupadas chama-se Departamentalização.
A moderna teoria da departamentalização é o resultado da longa evolução da organização administrativa, estudada por Taylor, Holp, Sheldon e Davis. A departamentalização é o resultado do trabalho desenvolvido por Luther Gulick, que considerando a descentralização e a teoria de agregação, a situação ideal é “reunir na mesma unidade todos os elementos que estiverem executando o mesmo trabalho, pelo mesmo processo, para a mesma clientela, no mesmo lugar”, o que na prática é muito difícil.
A departamentalização nada mais é do que a

Relacionados