Departamentaliza O

Páginas: 5 (1043 palavras) Publicado: 24 de abril de 2015
Departamentalização
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Índice
  [esconder] 
1 Departamentalização
2 Conceito
3 Funções
4 Objetivos
5 Tipos, Vantagens e Desvantagens
6 Discussão
7 Referências
Departamentalização[editar | editar código-fonte]
Departamentalização tem suas origens na Teoria Clássica, corrente filosófica administrativa iniciada pelo teórico francês Henri Fayol, que pregava aênfase na Estrutura Organizacional como forma de aumentar a eficiência e aprimorar as relações entre cada segmento de uma empresa. Era uma abordagem de conceito verticalizado que segue hierarquicamente da direção para a execução das tarefas. Sob abordagem econômica, entretanto, a divisão do trabalho apregoada por Adam Smith como fundamental para a geração de riquezas, constitui-se na gênese dessaideia.
Em Teoria da Organização, a Departamentalização tem como alternativa as chamadas Adhocracias.

A Wikipédia possui o:
Portal de Economia e negócios

Conceito[editar | editar código-fonte]
A departamentalização é a prática de agrupar atividades e recursos em unidades organizacionais, seguindo um critério de homogeneidade entre eles, visando uma adequação da estrutura organizacional com suadinâmica de ação mais eficiente. Segundo Colenghi (2007), “é uma outra forma de fracionar a estrutura organizacional (divisões, seções, diretorias, departamentos, coordenações, serviços etc.), objetivando agrupar as atividades homogêneas que possuem uma mesma linha de ação, segundo características de complementaridade e similaridade”.
Funções[editar | editar código-fonte]
A partir da especialização, adepartamentalização visa um aproveitamento dos recursos disponíveis de forma mais eficiente, a fim de controlar e ou coordenar as responsabilidades e os conflitos de interesses existentes nas organizações, a partir da delegação de poder e a integração do ambiente externo com a organização vigente. O processo de departamentalização pode ser implementado de várias maneiras, por funções, pela própriageografia da organização, pelos clientes em questão, por processos, serviços e produtos e até projetos.
Objetivos[editar | editar código-fonte]
Visa fortalecer o desempenho funcional, que deverá ocorrer por meio de procedimentos apropriados:
Agregação: colocar os especialistas numa mesma unidade de trabalho a fim de possibilitar a troca de experiências, o que resultará em ampliação do cabedal deconhecimento de cada um deles e consequentemente se traduzirá em maiores índices de produtividade e qualidade. Com propósitos semelhantes, sempre que possível, os equipamentos especiais devem ser colocados numa mesma área de trabalho.
Controle: as atividades devem ser agrupadas de forma que possam ser facilmente supervisionadas, possibilitando exercer um controle eficaz e eficiente, favorecendo arealização dos ajustes necessários antes do produto ser considerado acabado e chegar aos clientes.
Coordenação: a fim de se obter uma unidade de ação que será conseguida caso forem agrupadas atividades correlatas e de objetivos comuns em uma mesma unidade organizacional.
Enquadramento: as atividades devem ser agrupadas em unidades, de acordo com suas caraterísticas, em consonância com cada “grupoestrutural básico”, o que evitará possíveis conflitos internos.
Processos: destacar para um primeiro plano as atividades mais relevantes que estão inseridas em um mesmo processo, buscando agrupá-las dentro de unidades cujos objetivos sejam comuns e que atendam a clientes determinados.
Tipos, Vantagens e Desvantagens[editar | editar código-fonte]
A departamentalização por funções da empresa tem comovantagens a especialização de tarefas, visando um uso de recursos especializados mais concentrados, levando a uma satisfação dos funcionários maior. Porém uma grande concentração de recursos e especialização do trabalho afeta a visão de conjunto na organização, podendo gerar uma comunicação deficiente e uma insegurança quando ocorre um crescimento notável na organização;
Quando cada unidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Departamentaliza O
  • Departamentaliza o
  • Departamentaliza O
  • Departamentaliza o
  • DEPARTAMENTALIZA AO ROJEK
  • A Departamentaliza O Territorial
  • Departamentaliza o Funcional
  • Departamentaliza O Matriz

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!