DEPARTAMENTALIZAÇÃO

Páginas: 10 (2423 palavras) Publicado: 9 de junho de 2014

Uni-ANHANGUERA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE GOIÁS
PRÓ-REITORIA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
DIRETORIA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS
CURSO ADMINISTRAÇÃO


DEPARTAMENTALIZAÇÃOGoiânia, Maio de 2014
























Trabalho apresentado ao Curso de Administração do Uni-ANHANGUERA – Centro Universitário de Goiás, sob orientação da Prof. Jorcelina Lopes como parte dos requisitos para complementação da N2.Goiânia, Maio de 2014

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO ___________________________________________ 4
2 – DEPARTAMENTALIZAÇÃO_________________________________ 5
2.1 FORMAS DE DEPARTAMENTALIZAR________________________ 5
2.2 DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR QUANTIDADE_________________ 6
2.3 DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL_______________________ 7
2.4 DEPARTAMENTALIZAÇÃOTERRITORIAL ____________________ 8
2.5 DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PRODUTO ___________________ 9
2.6 DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR CLIENTES___________________ 10
2.7 DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PROCESSO _________________ 11
2.8 DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PROJETOS _________________ 12
2.9 DEPARTAMENTALIZAÇÃO MATRICIAL ______________________ 13
2.10 DEPARTAMENTALIZAÇÃO MISTA _________________________ 15
4 –CONCLUSÃO ___________________________________________ 16
5 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS __________________________ 17










1- INTRODUÇÃO

Neste trabalho, abordaremos uma nova modelagem de gestão de empresas, que foi criada para auxiliar e facilitar o modo de trabalho tanto em áreas específicas quanto em visão macro da empresa. A Departamentalização significa o agrupamentode atividades em unidades organizacionais e o agrupamento dessas unidades em uma organização total. As unidades organizacionais constituem os subsistemas do sistema maior e são geralmente chamadas de departamentos, divisões, seções ou equipes. Então, podemos concluir que departamentalização é uma divisão do trabalho por especialização dentro da estrutura organizacional da empresa. Ao aplicar-seo sistema de departamentalização em uma empresa, nos deparamos com algumas formas de departamentalizar, sendo essas: Função, Produto, ou serviço Território, Cliente, Processo, Projeto, Matricial, Mista. Que serão estudadas ao longo do trabalho.


















2- DEPARTAMENTALIZAÇÃO

É o agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades ecorrespondentes recursos (humanos, financeiros, materiais e equipamentos) em unidades organizacionais.
Não há departamentalização ideal, todos os tipos apresentam vantagens e desvantagens. É necessário no processo de departamentalização que é na verdade o processo de agrupar as atividades em divisões organizacionais buscar maneiras onde a eficiência e a eficácia sejam otimizadas.
Outro fator aconsiderar é o Humano não podendo esquecê-lo, pois será fundamental para o sucesso da organização, portando é importante à contratação de pessoas adequadas a homogeneidade da estrutura para uma maior sintonia em escala. É bom sempre salientar este fator humano, pois ele é importante em quase todos os aspectos que constituem a organização.
Segundo Fayol, “as estruturas organizacionaiscaracterizam-se por uma cadeia de comando, ou seja, por uma linha de autoridade que interliga as posições da organização e especifica quem se subordina a quem”.
Existem diversas maneiras básicas pelas quais as organizações decidem sobre a configuração organizacional que será usada para agrupar as várias atividades. O processo organizacional de determinar como as atividades devem ser agrupadas chama-se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DEPARTAMENTALIZAÇÃO
  • Departamentalização
  • Departamentalização
  • departamentalizacao
  • Departamentalização
  • Departamentalização
  • Departamentalização
  • Departamentalização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!