Departamentalização e centro de custos

Páginas: 7 (1635 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
ANHANGUERA EDUCACIONAL










DEPARTAMENTALIZAÇÃO E CENTRO DE CUSTOS



















DOURADOS
ABRIL - 2012






DEPARTAMENTALIZAÇÃO E CENTRO DE CUSTOS













Trabalho apresentado ao Professor:; da Disciplina de Contabilidade de Custos; da Turma do 5º Semestre, turno Noturno, do Curso deCiências Contábeis.









ANHANGUERA
10/04/2012
1 – INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por finalidade expressar e explicar o que é a Departamentalização e os Centros de Custos, e como elas são classificadas dentro de uma empresa. Demonstrando também a importância da divisão dos custos nos determinados departamentos ressaltando características dos tópicos e regras a serem seguidas.CONTABILIDADE DE CUSTOS
A Contabilidade de Custos é um ramo da contabilidade que tem por finalidade produzir informações para diversas áreas empresariais, para o auxilio de planejamento e controle de operações, e para tomada de decisões.
Teve seu inicio com a Escola de pensamento contábil Norte Americana em 1887, que tinha o objetivo de arrecadar informações para que fossem atendidas as necessidadesdos usuários. Segundo Luciana Dambrósio Beltrame,
"A contabilidade de custos é parte integrante da Ciência Contábil. Atualmente a contabilidade coleta, registra e, em seguida, analisa e interpreta os dados para produzir relatórios que atendam as exigências de seus usuários" (BELTRAME, “Análise da Departamentalização em uma empresa Hospitalar - Um Estudo de Caso", 2005).
Ela coletadados internos e externos para que sejam utilizadas em diversas atividades da entidade, estes dados podem ser tanto monetários quanto físicos.
As empresas estão buscando cada vez mais a excelência empresarial, com intuito de se manterem firmes no alto crescimento da competitividade. Por este motivo está se aperfeiçoando cada dia mais no setor de gestão contábil.
Portanto em um âmbito maisespecifico, a Contabilidade de Custos segundo Jaciara Zanolli da Fonseca é definida como;
"(...) a contabilidade de custo é um ramo da área financeira que por sua vez, organiza, analisa e interpreta os custos na empresa, sejam eles, (...), ligados aos produtos, estoques, serviços, atividades, custo de distribuição, custo como componente da organização." (FONSECA, “A Contabilidade de Custos:Instrumento de Vantagem Competitiva”).
Especificamente a Contabilidade de Custos é definida pela busca de dados que transfere a importância do valor exato ou aproximado do custo gasto para a geração de um produto; em casos de Indústria, e o Custo do produto comprado para revenda em casos de Lojas de Varejo.

DEPARTAMENTALIZAÇÃO
São as divisões das áreas da empresa de acordo com o ramo deatividade que cada setor segue, dependendo da empresa são chamados de Setor, Centros, Ilhas ou outros.
Esta divisão tem o objetivo de compreender melhor a estrutura da entidade, tendo em vista que depois da divisão pode-se ter uma visão mais ampliada de todos os processos de produção da empresa, podendo também racionalizar a alocação dos custos.
O Departamento é o conjunto de pessoas ouequipamentos que desenvolvem o mesmo tipo de atividade dentro de determinados espaços. Fazendo assim uma separação, assim como o nome diz, por departamentos os processos. Estes Departamentos é aplicado a qualquer espécie de empresa, tanto industrial, comercial quanto de serviços.
“A departamentalização é o processo que consiste em agrupar em departamentos, funções ou atividades similares elogicamente relacionadas de uma determinada organização.”
(NUNES, Paulo. “Conceito de Departamentalização”, 2007).

A quantidade de departamentos que pode ser dividido em determinada empresa é determinada de acordo com o ramo de atividade, tamanho da empresa e quantidades de setores de produção que ela possui. Porém para a Contabilidade de Custos, os departamentos mais importantes são os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • departamentalizacao e centro de custos
  • Departamentalização de Custos
  • Departamentalização de Custos
  • Departamentalização de custos
  • Departamentalização de custos
  • custos-departamentalização
  • Custos por departamentalizacao
  • Centro de custo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!