deontologia e teleontologia - etica

790 palavras 4 páginas
No inicio da historia humana o homem ainda não tinha o conceito de consciência moral totalmente desenvolvido, os seus atos eram limitados pelas tradições e costumes vigentes na sua época. O conceito de consciência moral foi se formando aos poucos à medida que o homem passou a desenvolver a habilidade de perceber e julgar uma situação em certo ou errado, abandonando suas tradições e agindo de acordo com suas compreensões de dever.
Essa consciência moral esta ligada com o caráter social, uma vez que através da vida em sociedade estamos expostos a normas e regras, as quais a consciência toma por objeto de avaliação e permite aos indivíduos tirar suas próprias conclusões.
A consciência é a compressão e avaliação da nossa obrigação moral perante as normas e princípios aceitos dentro de uma sociedade, essa obrigatoriedade não é imposta, ela surge de dentro do individuo através de sua consciência.
Teorias da Obrigação Moral As teorias da obrigação moral têm por objetivo determinar como o individuo deve agir e determinadas situações, elas costumam ser divididas em: deontológicas e teleológicas.
Teoria deontológica: o individuo deve agir independente de quais forem as consequências de seus atos.
Teoria teleológica: o individuo deve agir acordo com as consequências de seus atos, tanto para ele como para os outros.

Teoria Deontológica do Ato
De acordo com essa teoria existe uma maneira especifica de agir para cada situação, pois não existe uma norma que possa ser seguida de maneira geral para cada situação, de acordo com Sartre a liberdade é um valor supremo e por isso não esta subordinada a normas ou regras, o que importa é a liberdade com a qual se toma uma ação.

Teoria Deontológica da Norma (A Teoria Kantiana da Obrigação Moral)
Essa teoria define que o individuo deve agir de acordo com normas, independente das consequências de seus atos. Essa teoria foi melhor examinada por Kant em sua obra Critica da razão prática, segundo Kant, Agir por dever é o modo

Relacionados