DENÚNCIA DO POLÍTICO SOCIAL NA VOZ DE GABRIEL PENSADOR

2599 palavras 11 páginas
DENÚNCIA DO POLÍTICO SOCIAL NA VOZ DE GABRIEL PENSADOR
Barbara Gonzaga;*
Bianca Sousa;**
Caroline Andrade;***
Larissa Correia;****
Priscila Sael.*****
RESUMO
Entendemos que a voz é sempre voz de um sujeito, de um humano. E essa voz precisa de uma materialidade para ser composta. Mas não se trata somente de uma materialidade sonora. A voz é o que está impresso do humano na matéria que se endereça a outro humano, de fato, a voz compõe o texto. A partir destas considerações sobre a possibilidade, a especificidade e a produtividade de uma abordagem discursiva das relações entre sons e sentidos, o trabalho reflete inicialmente, sobre algumas funções da voz na constituição de efeitos de sentido na comunicação e discurso. Mais especificamente, serão analisadas sequências discursivas e a denúncia do político social extraídas da voz de Gabriel O Pensador. As reflexões e análises aqui desenvolvidas fundamentam-se na Análise do discurso, derivada dos trabalhos de Fiorin, Helena Brandão e Michel Foucault.
Palavras-chave: Voz; Comunicação e Discurso; Análise do discurso;

1 INTRODUÇÃO
Nesse estudo vamos abordar a questão influenciadora da voz, que impõe uma reflexão crítica através do seu discurso. O poder da voz do cantor Gabriel O Pensador é o objeto de estudo, onde tentaremos entender quais as reações causadas pela sua música. Temos como objetivo saber se o discurso imposto pelo cantor causa uma compreensão e uma reflexão positiva, e se a sua mensagem é absorvida da maneira esperada. O impacto que essa voz causa é importante, mas o que ela refletirá é o que interessa para o cantor, para o preenchimento do poder do seu discurso e para a elaboração do nosso estudo.
Por se tratar de um assunto que faz parte do histórico do Brasil, escolhemos estudar o político social. A denúncia da corrupção e da injustiça social está vigorosamente presente nas músicas de Gabriel O

Relacionados