Dentro Da Perspectiva De Uma Vis O De Gest O Democr Tica E Participativa O PPP E O Regimento Escolar De Fundamental Import Ncia Para Expressar O Curr Culo Escolar

253 palavras 2 páginas
Dentro da perspectiva de uma visão de gestão democrática e participativa o PPP e o regimento escolar é de fundamental importância para expressar o currículo escolar.
Segundo Celso Vasconcellos o PPP é um marco referencial onde estão explícitos seus valores, sua missão e visão e é o primeiro passo para a construção do PPP. Outros elementos que compõem o PPP são: diagnostico programação, ou plano de ação, estabelecimento das metas.
O PPP numa visão de gestão democrática e participativa deve ter como características rigorosidade, participação ética, autonomia, sensibilidade, e tomadas de decisão ( respeitar o individual) na sua elaboração.
Os principais elementos que dificultam a construção do PPP, são: o comodismo, o imediatismo o perfeccionismo, a falta de uma cultura democrática.
Foi discutido a lei 9394/96, onde está inciso dos princípios legais da educação no Brasil em seu Artg. 2° que é “ Dever da família e do estado, inspiradas no princípio de liberdade e nos ideais de subdisidade humana promover a educação do individuo. Essa lei disciplina apenas a educação escolar.
EM relação a questão da gestão administrativa vimos o papel de uma gestão democrática no uso responsável dos recursos financeiros e que agilidade dos critérios dos processos documentais é de fundamental importância para demonstrar a qualidade da gestão escolar. Ao gestor cabe orientar como deve ser utilizado esses recursos, promovendo a socialização entre os profissionais. Resumindo, gestão Esc. Publica trata-se de uma maneira de organizar o funcionamento da escola publica quando os aspectos: políticos, administrativo, financeiros, tecnológicos, culturais, artísticos e pedagógicos.

Relacionados