Dentinação de residuos

Páginas: 10 (2408 palavras) Publicado: 24 de maio de 2011
aseptic residue

De acordo com as resoluções da CONAMA 358/2005 e ANVISA 306/2004, o gerador é responsável pelo gerenciamento do resíduo desde a geração até a disposição final. Os resíduos serão armazenados corretamente no abrigo final do gerador para que a Aseptic Residue faça a coleta regular, garantindo segurança máxima na manipulação e destino final dos RSS.
O carregamento edescarregamento é efetuado por funcionários capacitados e protegidos por EPI. Todo o processo é automatizado e monitorado por profissionais via computadores o que garante o correto procedimento e eficácia.

Diferenciais:
- Equipamentos de autoclavagem e incineração com tecnologia avançada;
- Profissionais capacitados e treinados para lidar com resíduos de serviço de saúde;
- Responsável Técnico;
-Compromisso com a qualidade e a segurança do meio ambiente;
- Coleta semanal dos RSS

Autoclavagem
O método de tratamento consiste na aplicação de vapor saturado sob pressão, garantindo-se condições de temperatura, pressão e tempo de exposição que proporcionam a inativação dos microorganismos presentes. Depois de esterilizados, os resíduos são dispostos em aterro sanitário.
Esta tecnologia serádestinada ao tratamento dos resíduos do grupo A e E, com 40% de redução do volume de RSS.


Incineração
É um processo autossustentável que reduz o volume original de resíduos por meio de oxidação à temperaturas acima de 800ºC. Os gases gerados pela queima do resíduo são lavados e depurados. Não há liberação na atmosfera de gás prejudicial à saúde humana e ao meio ambiente. As cinzas sãotransportadas em respeito às normas ambientais até o aterro licenciado. A água utilizada na lavagem dos gases dentro do incinerador e na limpeza dos recipientes que armazenam os resíduos e dos veículos é reaproveitada no mesmo processo, não sendo desperdiçada ou despejada na rede de esgoto.


Definição e tipologia de resíduos hospitalares

São considerados Resíduos Hospitalares de acordo como Decreto-Lei n.º 239/97, de 9 de Setembro, os resíduos produzidos em unidades de prestação de cuidados de saúde, incluindo as actividades médicas de diagnóstico, prevenção e tratamento da doença, em seres humanos ou em animais, e ainda as actividades de investigação relacionadas.
O Despacho nº 242/96, de 13 de Agosto de 1996, classificou os Resíduos Hospitalares em quatro grupos distintos, sendoos resíduos objecto de tratamento apropriado diferenciado consoante o grupo a que pertençam.
Os resíduos hospitalares podem pois ser agrupados consoante a sua perigosidade em quatro grupos:
- grupos I e II, como resíduos não perigosos;
- grupos III e IV, como resíduos perigosos.
 
Classificação dos Resíduos Hospitalares (RH) segundo o Despacho nº 242/96:
- Grupo I - Resíduos equiparados aurbanos - não apresentam exigências especiais no seu tratamento
a) Resíduos provenientes de serviços gerais (como gabinetes, salas de reunião, salas de convívio, instalações sanitárias, vestiários, etc.);
b) Resíduos provenientes de serviços de apoio (como oficinas, jardins, armazéns e outros);
c) Embalagens e invólucros comuns (como papel, cartão, mangas mistas e outros de idêntica natureza);d) Resíduos provenientes das actividades de restauração e hotelaria, resultantes de confecção e restos de alimentos servidos a doentes não incluídos no grupo III.
- Grupo II - Resíduos hospitalares não perigosos - não estão sujeitos a tratamentos específicos, podendo ser equiparados a urbanos
a) Material ortopédico: talas, gessos e ligaduras gessadas não contaminados e sem vestígios desangue;
b) Fraldas e resguardos descartáveis não contaminados e sem vestígios de sangue;
c) Material de protecção individual utilizado nos serviços gerais de apoio, com excepção do utilizado na recolha de resíduos;
d) Embalagens vazias de medicamentos ou de produtos de uso clínico ou comum, com excepção dos incluídos no grupo III e no grupo IV;
e) Frascos de soros não contaminados, com excepção...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • residuos
  • Residuos
  • Residuos
  • Residuos
  • Residuos
  • residuo
  • Resíduos
  • residuos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!