Dentificação e caracterização da realidade da escola/ instituição, projeto de trabalho da prática de estágio

Páginas: 11 (2602 palavras) Publicado: 28 de agosto de 2011
CARACTERIZAÇÃO DA REALIDADE DA ESCOLA / INSTITUIÇÃO

Histórico da instituição

A escola Kinder Haus foi fundada em 1998, por Tânia Becker e suas atividades iniciaram-se em uma pequena casa no centro da cidade, na rua Tamoio.
Cinco anos depois a atual diretora Joice Renata Hoerlle comprou e assumiu as atividades, e mudou o nome para Escola de Educação Infantil, mudou o logotipo e estásituada no endereço Rua João XIII. Atualmente a primeira escola de educação infantil a ter a liberação do conselho municipal de educação de campo bom.

Estrutura física da instituição

O espaço físico interno da escola conta com cinco salas de aula, uma sala de vídeo, uma sala de atividades múltiplas,um refeitório,uma cozinha, uma brinquedoteca, uma secretaria, uma sala de espera, e trêsbanheiros, sendo um de uso dos funcionários e dois para as crianças.
O espaço externo possui grande amplitude, com quatro ambientes de pátio diferenciados, horta para estudos.

Plano Político-Pedagógico / Projeto Pedagógico da Escola / Instituição

A filosofia da escola visa felizes, saudáveis e autônomas a kinder haus tem como objetivos trabalhar no desenvolvimento integral, afetivo,cognitivo e psicomotor dos alunos, além de avaliar as capacidades corporais. A proposta pedagógica da escola citada aborda como campo de conhecimento, a teoria dialética, linguagem musical, oral e escrita, identidade e diversidade, higiene e alimentação, brincar, desenvolvimento motor, artes visuais, pensamento lógico-matemático, natureza e sociedade, tendo em vista que estes devem estar globalizadosdentro de projetos pedagógicos com planos diários.
O texto nos fala ainda que a escola busca através de sua prática pedagógica a socialização, acreditando-se que as pessoas aprendem nas relações com os outros e com aquilo que as cerca.
O ensino e a aprendizagem são partes da concepção de que a criança é um sujeito cognitivo, que se estrutura num processo evolutivo, respeitando estágio edesenvolvimento.
A ação educativa nesta escola se dá através dos projetos temáticos com estratégias de desenvolvimento e metodologia adequada para cada faixa etária, e devem partir de questões significativas para as crianças, que tenham a ver com sua realidade.
Através desta prática político pedagógica podemos ver que a escola busca formar um ser crítico e comprometido com suas necessidades sociais.
AEscola de Educação Infantil Kinder Haus é um ambiente muito prazeroso, que oferece aos seus alunos acolhimento para seu pleno desenvolvimento.
Os professores são qualificados, e em constante aperfeiçoamento,buscando sempre inovar para melhor atender os pequenos.
A responsabilidade e a ética são pontos fortes e característico da escola,que frisa colocar em prática sua propostapedagógica,filosofia e seus objetivos.

Leitura da realidade da Escola / Instituição

Hoje a escola contem 35 crianças,de 0 a 6 anos e com 6 professoras cozinheira, serviços gerais, nutricionista, pedagoga, e uma psicologa.
No decorrer dos anos seguintes foram muitas as conquistas da família Kinder Haus, a escola foi ganhando credibilidade e confiança e consequentemente conquistando seu espaço nacomunidade.
As turmas, no entanto são divididas de acordo com a idade, tendo como base o mês de março, quando inicia o ano letivo.
A escola trabalha com a opção de meio turno e turno integral, iniciando sua atividade às seis horas e quarenta minutos com término às dezenove horas,diariamente .No turno da manhã o foco principal é a recreação, e as turmas são divididas em Berçário, Nível I e Nível II. Aturma do Berçário é composta somente pelos bebês de até dois anos, o Nível I abrange crianças de 0 até 1 ano. Já no nível II, ficam as crianças maiores, com idade de 1 até 2 anos.
No turno da tarde as professoras trabalham com projetos e as turmas são dispostas em Berçário,Maternal I, Maternal II, Maternal III e Jardim A.
Berçário: Atende crianças de zero a dois ano;
Maternal I : Atende...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto de trabalho da prática de estágio
  • estagio caracterização da escola
  • Trabalho para estagio em instituição com deficiente
  • Questionario praticas em projetos na escola
  • Relatorio escola para projeto estágio
  • Estudo da realidade: População/Instituição/Serviço Social/Trabalho
  • Caracterização da instituição
  • trabalho projeto de estágio III

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!