Densitometria Ssea Seminario

2132 palavras 9 páginas
DENSITOMETRIA ÓSSEA
CORPO INTEIRO

RESUMO
A densitometria óssea é considerada atualmente como sendo o único método para um diagnóstico seguro da avaliação da massa óssea e consequentemente predição do índice de fratura óssea.

Palavra-chave: Densitometria Óssea e Exame de Corpo Inteiro.

SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 7
CORPO INTEIRO 8
DIAGNÓTICO E ANÁLISE DO EXAME 9
CRITÉRIOS ESPECIFICOS 11
CONTRA INDICAÇÕES DO EXAME DE DENSITOMETRIA ÓSSEA 13
PROTEÇÃO RADIOLOGICA......................................................................................15
CONCLUSÃO 17
REFERÊNCIAS 18
ANEXOS 1
9

INTRODUÇÃO
O exame de corpo total para avaliação da composição corporal por densitometria óssea permite analisar com precisão o percentual de massa de gordura e de massa magra (músculos, vísceras e água corporal) do organismo, além de obter a densidade mineral óssea.
Análise da composição corporal é útil na avaliação nutricional do indivíduo, na fase de crescimento e ganho de massa óssea, no rastreamento de deficiência estrogênica, em programas de condicionamento físico e na evolução e no tratamento dvárias doenças que afetam a massa óssea.

CORPO INTEIRO
Posicionar o cliente em decúbito dorsal( deitado de barriga para cima), modo que ele fique no centro da mesa,isto é, deve-se verificar se linha central divide o cliente ao meio.
A cabeça deve estar do mesmo lado que o braço escaneador, logo abaixo da linha horizontal marcada no colchão da mesa de exame ( distância de mais ou menos 1,5 cm da cabeça).Os braços devem ficar estendidos ao longo do corpo, com as mãos voltadas para baixo, repousando sobre a mesa.
Prendem-se os pés e as pernas com o auxílio de velcros, de modo que o velcro menor fique na altura dos pés e o maior, na altura dos joelhos, a fim de se evitarem movimentos durante o exame.

Importante: Lembrar que, se o cliente tiver dimensões maiores que o habitual, ultrapassando os limites, pode-se usar como recurso colocar as mãos sob os quadris(debaixo).

Relacionados