Densitometria óssea

Páginas: 12 (2843 palavras) Publicado: 20 de maio de 2013
ESCOLA TÉCNICA EM SAÚDE NO HCPA, CENTRO ESTADUAL DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

DENSITOMETRIA ÓSSEA

MIRIAM GUSSULI PONTE

Porto Alegre,
2013
ESCOLA TÉCNICA EM SAÚDE NO HCPA, CENTRO ESTADUAL DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

DENSITOMETRIA ÓSSEA

MIRIAM GUSSULI PONTE

Porto Alegre,
2013

INTRODUÇÃO

SUMÁRIO

1. HistÓria da Densitometria Óssea

Foidesenvolvida por John Cameron e James Sorenson em 1963. O primeiro densitômetro comercial da história foi desenvolvido na Universidade de Wisconsin – Madison USA em 1972, sob a tutela de Richard B. Mazess, Ph. Dom fundador da Lunar Corporation. O aparelho chegou ao Brasil em 1989.

1.2 Conceito e Objetivo da Densitometria Óssea

A densitometria Óssea é um exame diagnóstico que se estabeleceucomo o método mais moderno, aprimorado e inócuo para se medir a densidade mineral óssea (DMO) e comparado com padrões para idade e sexo.
O objetivo de se fazer uma densitometria óssea é avaliar o grau da osteoporose, indicar a probabilidade de fraturas e auxiliar no tratamento médico.

1.3 Indicações para avaliação de densitometria óssea:

• Mulheres de idade igual ou superior a 65 anos.• Mulheres na pós- menopausa, ainda que abaixo de 65 anos, e Homens entre 50 e 70 anos, com fatores de risco.
• Homens com idade igual ou superior a 70 anos.
• Adultos com história de fratura por fragilidade.
• Adultos com doença ou condição associada à baixa massa óssea ou à perda óssea.
• Adultos usando medicamentos associados à baixa massa óssea ou perda óssea.
• Pessoas para as quais sãoconsideradas intervenções farmacológicas para osteoporose.
• Indivíduos em tratamento para osteoporose, para monitorar a eficácia do tratamento.
• Pessoas que não estejam realizando tratamento, nas quais a identificação de perda de massa óssea possa determinar a indicação do tratamento.

2. COMPOSIÇÃO ÓSSEA

Para se entender os princípios que permeiam a técnica de densitometria óssea, se faznecessário o conhecimento básico da composição óssea e de como o processo osteoporótico ocorre.
O osso é um tecido vivo que pode ser dividido em duas categorias principais. O cortical refere-se ao córtex ou porção externa; que forma o invólucro externo denso de todos os ossos e é importante no suporte do peso. O segundo tipo mais importante de tecido ósseo é o osso esponjoso ou trabecular, queforma a porção interligada em forma de treliça ou esponjosa do osso que fornece força ao osso. Ele esta constantemente se modificando através de um processo de natureza complexa de destruição e reconstrução das células ósseas. Essas células são os osteblastos e os osteoclastos. Os osteoblastos são responsáveis pela construção de osso novo ou pelo reparo ósseo. A desconstrução e a reabsorção de ossovelho são atribuídas aos osteoclastos. O ritmo em que o processo é executado contribui para a densidade óssea.
Se o ritmo de osso novo excede a desestruturação de osso velho, a densidade é aumentada. A densidade óssea permanece constante se o processo ocorre no mesmo na mesma cinética. Quando o ritmo de osso novo é excedido pela desestruturação de osso velho, ocorre, então, uma diminuição nadensidade óssea. O método de DO utiliza esse princípio na identificação precoce da densidade mineral óssea. A detecção precoce da osteoporose através da densitometria óssea pode levar a intervenção antes que ocorram fraturas esqueléticas associadas.

3. ESQUELETO HUMANO

O esqueleto tem uma função dupla.Ele fornece a sustentação estrutural para os músculos e os órgãos,serve como um depósito para ocálcio do corpo e outros minerais essenciais, tais como o fósforo e o magnésio.O esqueleto retém 99% do cálcio do corpo, 1%restante é liberado para circular no sangue e é essencial para funções corporais importantes, que variam desde a contração muscular à função nervosa e também coagulação sangüínea.

3.1 Divisão do Esqueleto

Esqueleto Axial: Composto pelos ossos da cabeça, pescoço e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Densitometria ossea
  • Densitometria óssea
  • densitometria ossea
  • Densitometria óssea
  • densitometria ossea
  • Densitometria óssea
  • Densitometria óssea
  • Densitometria óssea

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!