Densimetria

Páginas: 8 (1879 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2014
Universidade Federal Fluminense
Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda
Polo Universitário de Volta Redonda













RELATÓRIO DE EXPERIMENTO
DENSIMETRIA





Disciplina: Física Experimental III

Professor: André Gusso

Turma: VD

Grupo: Rafael Guimarães de Almeida
Matheus Magalhães Costa Nunes
Lucas Kort
João Martins
Fernanda RochaMatheus Amoroso












Volta Redonda, dia 29 de agosto de 2014
Introdução
Algumas experiências e fatos que podemos observar no dia-dia, servem como provas para o que vamos realizar nesse experimento. Por exemplo, quando colocamos o braço na pia de cozinha para desentupir o ralo, e a pia está cheia, observamos que o nível da água sobe e muitas vezes ela transborda. Da mesma forma,quando entramos em uma piscina e se observemos o nível de água que ela se encontra antes de entrarmos, chegaremos à conclusão que após entrarmos, o nível terá subido. Percebemos também que certos materiais, quando colocados na água, começam a boiar enquanto outros simplesmente afundam e que tamanho e o peso nunca foram suficientes para explicarmos esse fenômeno, pois um navio gigantesco boia e umacolher de metal leve simplesmente afunda.
Essas situações são tão constantes que, geralmente, nem paramos para tentar entende-las. Tanto que durante anos isso passou despercebido, até que um dia, como contam os livros, o filósofo grego Arquimedes (282-212 AC) chegou a brilhante ideia, enquanto tomava banho em uma das “saunas públicas” que existiam na época, que um corpo imerso na água se tornamais leve devido a uma força, vertical e para cima, exercida pelo líquido sobre o corpo, que alivia o peso do mesmo. Essa força foi então denominada empuxo (E).

Objetivos
O experimento laboratorial de densimetria tem como objetivo construir um densímetro; analisar a flutuação de um corpo e determinar a densidade de fluidos.


Fundamentos Teóricos
Ao colocarmos um corpo em um recipientecontendo um fluído podemos identificar as seguintes forças peso(P) e empuxo(E), ambas representadas por suas letras respequitivas na figura (1) que retrata o diagrama de equilibrio das forças (lembrando que as forças horizontais existem em mesma intensidade, assim elas se anulam)

Figura(1): Diagrama de Equilibrio

A força de empuxo se dá atraves do principio de Arquimedes que diz : Quando umcorpo está total ou parcialmente imerso em fluido ocorre o surgimento de uma força vertical para cima que é feita pelo fluido e age sobre o corpo e tal força tem módulo igual a força peso relativa ao volume do líquido deslocado do fluido, sendo assim podemos observar na equação (1) que:
(1)
Sabe-se que a força peso está diretamente relacionada com a massa do flúido(m) e a gravidade (, sendo assim em (2) faremos a seguinte análise:
P=m.g (2)
Logo como peso e empuxo, nesse caso, são análogos,temos a equação (3) mostrando que :
E=m.g(3)
A define-se como o quociente entre a massa e o volume do corpo[]. Desta forma pode-se sendo retratada na equação (4) abaixo:
 (4)
Onde:
 = densidade do fluído;
 = massa do fluído;
 = volume do fluído;
Avariação de volume corresponde ao volume deslocado pelo corpo e pode ser expresso pela multiplicação da área (A) pela profundidade (h), em nosso caso como o corpo é cilíndrico, usaremos a área da circunferência dada por (5) e assim obteremos a fórmula (6) :
 (5)
Logo, teremos para o volume:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Densimetria
  • Densimetria
  • densimetria
  • densimetria
  • Densimetria
  • Relatório densimetria
  • relatorio de densimetria
  • RELATÓRIO DE DENSIMETRIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!