Densidadw Relativa Areia

456 palavras 2 páginas
A densidade relativa das areias se trata de um parâmetro que tem a função de definir o estado de uma areia (compacidade) de maneira mais precisa do que apenas analisando o dado isolado de índice de vazios momentâneo. Para isso, levasse em conta o índice de vazios natural de uma areia em confronto com os índices de vazios máximo e mínimo em que ela pode se encontrar.
Para a obtenção de tais dados, é necessário a realização de ensaios realizados em laboratório, como o D 2049-69 da ASTM (ASTM Test for the Relative Density of Cohesionless Soils - ref. 01), que é um dos mais utilizados atualmente. Simplificadamente, esse método determina o índice de vazios máximo colocando-se areia pura (no estado seco) cuidadosamente em um recipiente por meio de um funil com pequena altura de queda, assim, determina-se seu peso específico. Já para descobrir o índice de vazios mínimo deve-se vibrar a areia em um molde para que ela fique no seu estado mais compacto possível e assim calcular o peso especifico para tal situação. Deve-se calcular também o peso especifico natural da amostra em análise.

O termo compacidade se refere ao grau de acomodação alcançada pelas partículas do solo, deixando mais ou menos vazios entre elas. Num solo muito compacto, as partículas sólidas que o constituem tem um alto grau de acomodação, consequentemente sua capacidade de deformação sob carga do conjunto será pequena. Em solos pouco compactos o grau de acomodação é menor, portanto a liberdade de deformação será maior. Uma base de comparação para se ter uma idéia da compacidade alcançável por uma estrutura simples é a disposição de um conjunto de esferas iguais.
A partir do valor da densidade relativa pode-se classificar a areia, o que pode variar de autor para autor. No geral, areias com Dr inferior a 30% são consideradas fofas, com Dr entre 30% e 70%, mediamente compactas, e com Dr maior que 70%, compactas.
Isso poderia demonstrar que tal parâmetro é fundamental na análise da características de um

Relacionados