Densidade de Líquidos e Sólidos 11 03 Inor

573 palavras 3 páginas
Determinação da densidade de amostras sólidas e de diferentes líquidos

Química Inorgânica.
Professora: Luciane Marçon.
Aline de Cassia Cruz de Souza - RA - 033134.
Leandro Gonçalves Crispin - RA - 033428.
Rodrigo Rozendo Casalinuovo - RA - 029351.
Thamires de Oliveira Gomes - RA - 033655.
Data do experimento: 11/03/15.

Introdução: Definimos massa especifica da substância através da razão entre a massa (m) de uma porção compacta e homogênea da substância e o volume (V) ocupado por ela. Matematicamente expressamos a massa específica da seguinte forma: μ=m V
Onde m é a massa da porção de substância e V é o volume ocupado por ela. No Sistema Internacional de Unidades a unidade de massa específica é kg/m3.
A massa específica de uma substância (μ) não é necessariamente igual à densidade de um corpo formado totalmente dessa substância. Elas são diferentes quando o corpo não é maciço: se o corpo possui em seu interior espaços vazios, ele ocupa um volume bem maior do que ocuparia se fosse composto.
É importante ter clareza de que a massa específica é definida para uma substância e que a densidade é definida para um corpo.
Objetivo: Determinar a massa de substâncias sólidas e seu volume. Determinar a massa específica dessas substâncias. Aprender a utilizar corretamente o densímetro e determinar a massa específica de diferentes líquidos.
Esquema de aparelhagem: em anexo.
Metodologia técnica: pesagem, observação.
Equipamentos e vidrarias utilizadas: balança analítica, pisseta, proveta, peças metálicas, densímetro.
Produtos utilizados: H2O, HCl e óleo de soja. Procedimento:
I) Determinação da massa específica dos sólidos:
Pesaram-se amostras metálicas e anotaram-se as respectivas massas. Determinou-se o volume da amostra da seguinte maneira: colocou-se água até a metade de uma proveta e anotou-se o volume de água. Inclinou-se a proveta e colocou-se a amostra metálica de forma que não espirra-se água ou quebra-se a proveta. Devido à formação de bolhas

Relacionados

  • Skoog
    549601 palavras | 2199 páginas
  • Política e Planejamento  Econômico
    57769 palavras | 232 páginas
  • LIVRO PLANEJAMENTO E AVALIA O DE POL Hellip
    182680 palavras | 731 páginas