Densidade de Líquidos

Páginas: 5 (1162 palavras) Publicado: 5 de agosto de 2014
INTRODUÇÃO

Para que possamos definir a densidade de um determinado material, é necessário conhecer a massa e o volume de tal. Por tanto, a densidade é definida pela razão entre essas duas propriedades e sua unidade no Sistema Internacional de Unidades (SI) é dada por kg/m³.
d = m/V
A densidade relativa (d) de um material é a relação entre a sua densidade absoluta (ρ) e a densidade absolutade uma substância estabelecida como padrão (ρ0). Em sólidos e líquidos a substância de referência é a água cuja densidade é 1000 kg/m3 a 4 ºC. Já no caso dos gases, utiliza-se como densidade relativa o ar ou o hidrogênio.
d = ρ/ρ_0
A determinação da massa específica de líquidos é comumente realizada através dos materiais descritos abaixo:
O picnômetro é uma vidraria especial utilizada napicnometria, que possui baixo coeficiente de dilatação. Essa técnica é utilizada para fazer a determinação das massa específica e densidade de líquidos e sólidos dissolvidos. Sua substância padrão é a água a 25 °C.

Densímetro é um aparato que tem por objetivo medir a massa específica de líquidos, principalmente quando estes são misturas de substâncias. Podendo assim, descobrir se a composiçãoda mistura é a esperada ou não a depender do valor da massa específica medida.

A balança de Westphal é um tipo de balança hidrostática, que utiliza massas calibradas em um braço com escala decimal. Cada massa é um submúltiplo decimal da massa necessária para balancear a força de empuxo que surge, quando o mergulhador a é imerso na água destilada a 4oC. Em outras palavras, as massasutilizadas são m; 0,1m; 0,01m; etc.
Quando o mergulhador é suspenso no ar pela extremidade do braço b, e o instrumento é nivelado (por meio do parafuso ajuste da base c ) os pontos d e e deverão estar exatamente opostos um do outro. Se o mergulhador é imerso em água destilada a 4oC, e a maior das massas (m) é colocada no mesmo gancho em que se encontra o mergulhador, o efeito de empuxo é anulado e oequilíbrio é restabelecido.
Se o mergulhador é imerso no líquido que se deseja determinar a densidade, as massas calibradas, não necessariamente todas, deverão ser colocadas nas ranhuras adequadas, de modo que o efeito do empuxo seja por elas anulado, e o equilíbrio restabelecido.

Aplicando o somatório dos momentos em torno de o, para a condição de equilíbrio, temos:
l10E = ( l1m1 + l2m2 + ... +l10m10 )g
Onde E é a força de empuxo dada por, g, sendo  o volume do mergulhador, e l é a distância de m a o. O somatório de momentos será então:
l10g =
E a massa específica será dada então por:

Para água destilada a 4oC, como já foi explicado, temos:
(H2O, 4oC) =
A densidade de líquido será então:

Como li/l10 = i/10, temos:2. OBJETIVO

Determinar a densidade e massa específica de substâncias líquidas utilizando como instrumentos de medida o alcoômetro, o picnômetro e a balança hidrostática.


3. MATERIAIS E EQUIPAMENTOS

Provetas;
Termômetro;
Picnômetro de 500 ml e balança de braço triplo;
Densímetro com escala em graus GL (alcoômetro);
Balança de Westphal, onde l = 10cm; mergulhador= 6,043cm3; m = 5g;
1 GL = 100 x [ volume de álcool/(volume de álcool + volume de água)]
Amostra de álcool etílico hidratado 92,8 INPM.
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Mediu-se a massa do picnômetro vazio e em seguida encheu-se com a solução e determinou-se a sua massa total;
Utilizando um alcoômetro e uma proveta contento a solução álcool-água, foi determinado o índice GL da solução;Nivelou-se a Balança de Westphal com o mergulhador suspenso no ar seguindo o procedimento relatado no roteiro;

Imergiu-se o mergulhador na proveta contendo a solução e colocou-se as massas de 0,1m e 0,01m nas suas respectivas ranhuras, de modo a estabelecer o equilíbrio;
Mediu-se então a temperatura da solução e o número da ranhura em que cada peso foi colocado.




5. RESULTADOS...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Densidade dos liquidos
  • densidade de um liquido
  • Densidade de líquidos
  • densidade de liquidos
  • Densidade de Líquidos
  • Densidade de um liquido
  • densidade dos liquidos
  • Densidade de Líquidos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!