DenotaçãoXConotação

1733 palavras 7 páginas
TEXTO Figura de Linguagem
Metáfora é uma comparação subjetiva: Ex: Lauro é uma cobra.( Ele não é um reptil, mas tem características peçonhentas de uma cobra, ele age como uma cobra.Metomínia: Há varias divisões: A parte pelo todo: Ex: Ele não tinha um teto para morar.( O teto é apenas uma parte da casa, mas deu o sentido completo)Hipérbole: Quando a frase é usada de forma exagerada, seja para surpreender ou comover o leitor:EX: Felipe chorou rios de lágrimas.( Ninguém chora tanto a ponto de chorar um rio inteiro)Antítese: é uma figura de linguagem (figuras de estilo) que consiste na exposição de idéias opostas. Ocorre quando há uma aproximação de palavras ou expressões de sentidos opostos. EX: Hoje fez sol, ontem, porém, choveu muitoEufemismo: é uma figura de estilo que emprega termos mais agradáveis para suavizar uma expressão. Consiste na visualização de uma expressão.EX: Você faltou com a verdade. (Em lugar de mentiu)
MEtafora é comparação inplicitaMetonimia emprego de um termo pelo outro ( parte pelo todo)Hiperbole é exageroantitese é contradiçãoEufemismo é amenizar algo, dizer de forma mais delicadaprosopopéia transmitir sentimentos humanos a objetos, animais, etc
/ GRAMÁTICA
Denotação x Conotação
Na linguagem coloquial, ou seja, na linguagem do dia a dia, usamos as palavras conforme as situações que nos são apresentadas. Por exemplo, quando alguém diz a frase Isso é um castelo de areia, pode atribuir a ela sentido denotativo ou conotativo.
Em sentido denotativo, é a construção feita na areia da praia em forma de castelo; Em sentido conotativo, ocorrência incerta, sem solidez. Denotação: É o uso do signo em seu sentido real, ou seja, o uso da palavra em seu sentido original.
Conotação: É o uso do signo em sentido figurado, simbólico, ou seja, o uso da palavra, dando-lhe outro significado, que não o original; um sentido figurado. Por exemplo: Ao usarmos a palavra corda com o sentido de, segundo o

Relacionados