Denota O E Conota O E Descri O E Narra O

2376 palavras 10 páginas
Introdução:
Na linguagem coloquial, ou seja, na linguagem do dia a dia, usamos as palavras conforme as situações que nos são apresentadas. Por exemplo, quando alguém diz a frase Isso é um castelo de areia, pode atribuir a ela sentido denotativo ou conotativo: Em sentido denotativo, é a construção feita na areia da praia em forma de castelo; em sentido conotativo, ocorrência incerta, sem solidez. A narração é feita através de um texto descrito por uma pessoa em relação a algo acontecido ou que esta acontecendo, e a descrição e o mesmo que enumerar as características, coisas etc. Falaremos sobre esses quatro assuntos de forma direta e objetiva para que possa ser entendido de forma fácil.
Denotação x Conotação
Denotação: É o uso do signo em seu sentido real, ou seja, o uso da palavra em seu sentido original.
Exemplos
-O coração é um órgão do sistema circulatório.
-O sol do meio-dia faz mal à pele.
-O MAR relaxa o corpo e a mente.
-Quando corre o coração acelera.
-O sol possui luz própria.

Conotação: É o uso do signo em sentido figurado, simbólico, ou seja, o uso da palavra, dando-lhe outro significado, que não o original; um sentido figurado.
Exemplos:
- Uma nuvem de tristeza pairou sobre ele.
-O calor humano está em falta nos dias de hoje.
-A frieza do olhar não se esconde.
-A lua nova é o sorriso do céu.
-Quem está na chuva é para se molhar
-Em Casa de ferreiro, o espeto é de pau
Por exemplo: Ao usarmos a palavra corda com o sentido de, segundo o Houaiss, feixe alongado de fibras vegetais (sisal, cânhamo, etc.) ou matéria flexível similar, torcidas em espiral, de grossura e comprimento variáveis, usamo-la no sentido real, original. Isso é denotação. Eis uma frase: A corda era muito fina, por isso não resistiu ao peso dele e se arrebentou.
Ao usarmos a palavra corda com o sentido de, segundo o Houaiss, boa disposição física e mental; energia, vigor, usamo-la no sentido figurado. Isso é conotação. Eis uma frase: Hoje ele está com a corda toda.
Para que seja

Relacionados

  • PORTUGUES NO DIREITO Ronaldo Caldeira Xavier
    93189 palavras | 373 páginas
  • Comunicacao jorge
    212122 palavras | 849 páginas