Denotação e Conotação

Páginas: 4 (782 palavras) Publicado: 1 de setembro de 2015
Denotação e Conotação
Denotação a representação de objeto ou pensamento por meio de um sinal concreto. É o sentido real das palavras.
Conotação é o emprego das palavras em sentido figurado ouconotativo, que extrapola o significado puramente referencial, embora conservando, de forma implícita, algumas relações de sentido.

Exemplos:
DENOTAÇÃO
CONOTAÇÃO
Já coloquei a bagagem no carro.
Criançasgostam de doces.
Senti o coração acelerado.
Ele demonstrou possuir vasta bagagem cultural
Maria tem um sorriso doce.
Hoje penetraremos no coração da selva.
Na linguagem figurada, a palavra carregaforte carga emocional, daí a diversidade de significações. Os novos significados que lhe são atribuídos apresentam natureza afetiva, isto é, subjetiva.
Se fosse solicitada a varias pessoas uma lista depalavras que lhes parecessem ásperas, suaves, fúnebres ou vermelhas, certamente não se obteria concordância. Contudo, há consenso geral a respeito de algumas palavras consideradas solenes (face),neutras (rosto), vulgares (cara), assim como as que são dotadas de sentido mais geral ou mais especifico, como, por exemplo, doutor e médico, ave e pássaro, casa e lar.
Há palavras que carregam sentidopejorativo, como sogra, madrasta, rapariga, coitado e outras.
Às vezes, a simples colocação das palavras na frase acarreta alteração de sentido como, por exemplo, pobre menina e menina pobre, velho amigoe amigo velho, relógio certo e certo relógio.
O emprego da linguagem figurada é um dos recursos que concorrem para a valorização do texto, conferindo-lhe harmonia, beleza e originalidade.
Embora onível coloquial faça amplo uso da linguagem figurado, é na literatura que ela aparece como marca de estilo, fruto de sensibilidade e da imaginação do autor.

Elementos de semântica

Sinônimo é todo termoque equivale à idéia de outro. Dificilmente teremos sinônimos perfeitos (ninguém falaria, por exemplo: “O óbito do gato se deu por atropelamento”, pois óbito é sinônimo de morte em linguagem mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conotação e denotação
  • denotação e conotação
  • denotação e conotação
  • Conotação e Denotação
  • Conotação e Denotação
  • Conotação e Denotação
  • Denotação e Conotação
  • Conotação e Denotação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!