Denotação e conotação

Páginas: 4 (822 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
Não duvidamos que o termo "sal" denota uma substância cristalina e branca, composta de sódio e de cloro; surpreende este sentido se encontrarmos o mesmo termo em expressões como "o sal da língua" ou"livro insulso". Este segundo uso, que Jakobson atribui à função poética da linguagem não está naturalmente a ela subjugado.
Segundo Barthes, "em literatura, que é uma ordem da conotação, não háquestão pura : uma questão nunca é senão a sua própria resposta esparsa, dispersa em fragmentos entre os quais o sentido funde e foge simultaneamente." ("Literatura e significação", in Ensaios Críticos,Edições 70, Lisboa, 1977, p.359).

Esta afirmação de Barthes, se verdadeira, pode, contudo conduzir à falsa idéia de que a literatura é a porta aberta para todos os desvios da norma lingüística, oque implicaria, no imediato, o acesso ao mundo fantástico da livre expressão que a criação conotativa subentende.

Nem a conotação é invenção de sentidos, nem a literatura é a única porta aberta paraa criação conotativa, uma vez que a linguagem corrente e as linguagens não literárias usam-na também (veja-se o exemplo do discurso publicitário que vive dos duplos sentidos, da polissemia e daconotação).

L. T. Hjelmslev (1953) introduziu o conceito de conotação na discussão lingüística, para aludir à capacidade que qualquer signo lingüístico tem de receber novos significados, que se averbamao sentido original, tomando este como referência alojada nos dicionários, por exemplo.

Roland Barthes (1964) introduziu, por sua vez, no âmbito da semiologia, a idéia de várias ordens designificação ou níveis de sentido: a primeira ordem de significação é a denotação (um signo é composto por um significante e por um significado); a segunda ordem de significação é a conotação (usa-se oprimeiro signo — significante + significado — como significante ao qual se acrescentam outros significados).

Esta teoria conclui, portanto, por dois sistemas de signos inter-relacionados. Contudo, tal...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conotação e denotação
  • denotação e conotação
  • Denotação e Conotação
  • denotação e conotação
  • Conotação e Denotação
  • Conotação e Denotação
  • Conotação e Denotação
  • Denotação e Conotação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!