dengue

Páginas: 17 (4129 palavras) Publicado: 12 de maio de 2014
Sumário
Sumário 1

























INTRODUÇÃO
O Aedes Aegypti no Brasil foi institucionalizado de forma sistematizada, a partir do século XlX, quando diversas epidemias de febre ocorriam no país levando á morte de milhares de pessoas.
A Dengue transmitida pelo mosquito aedes aegypti ocorre de forma endêmica em mais de 100 países, milhares de pessoas contraema doença anualmente.
O aedes aegypti adquire o vírus se alimentado do sangue de um individuo infectado na fase de viremia, ele tem autonomia de voo limitado, afastando-se até 200 metros do local de ovoposição, por isso o controle do vetor com eliminação dos criadouros impede o contato intradomiciliar com o mosquito.
A Dengue em 1920 chegou a ser irradicada, mas décadas depois retornou e seespalhou com mais força e se observou que a circulação desta vez era simultânea de vários sorotipos como 1,2,3. Um dos motivos era também porque faltava e falta conscientização da população.
Diversas campanhas e agentes de saúde faz este trabalho para que um dia isso se torne realidade novamente, pois este assunto é um problema de saúde publica e ainda há muito por fazer.

Agente Etiológico:Ordem: Arbovírus
Gênero: Flavivírus
família: Flaviviridae
Sorotipos: Quatro sorotipos conhecidos: DENV1, DENV2, DENV3 e DENV4.

Estrutura Viral e Morfológica:
O vírus da dengue é composto por um filamento único de ácido ribonucleico (RNA) sentido positivo, que é revestido por uma capa de proteína (capsídio) icosaédrica. Apesar de ser um vírus RNA, pouco se modificou nos últimos anos.
O vírusda dengue é um vírus esférico e envelopado, com diâmetro aproximado de 50mm, contendo três proteínas estruturais (capsídio C, membrana M e envelope E) e o RNA genômico. A proteína precursora de membrana, prM, junto com a glicoproteína E, integram a bicamada lipídica do vírus.
No estágio de montagem final (amadurecimento) do vírus no complexo de Golgi, a prM é clivada resultando num rearranjo dasproteínas M e E para a maturação da superfície viral. A glicoproteína E é a parte antigênica, é reponsável pela ativação de anticorpos. Pode ser dividida em 3 domínios estruturais: o domínio central, o domínio de dimerização (responsável pela fusão) e o domínio de ligação ao receptor.
Os vírus penetram na célula hospedeira através de endocitose após a ligação do domínio de ligação ao receptor;segue-se a fusão do vírus à membrana celular mediada pela proteína E em presença de ácidos dos endossomos. A estrutura tridimensional da proteína E consiste de um complexo dimérico que, quando exposto a pH ácido (pH< 6,5), sofre uma transformação conformacional, sendo rearranjada em trímeros. Após a ligação viral ao receptor de membrana e a entrada da partícula no citoplasma por pinocitose, aconformação em trímeros da proteína E é
fundamental para a fusão do envelope viral com a membrana endossômica. Após a fusão, o RNA genômico viral dissocia-se do nucleocapsídeo e utiliza o maquinário de ribossomos da célula hospedeira para ser traduzido.


Vetores hospedeiros:
Os vetores são mosquitos do gênero Aedes. Nas Américas, o vírus da Dengue persiste na natureza,mediante o ciclo de transmissão homem → Aedes aegypti → homem. O Aedes albopictus, já presente nas Américas e com ampla dispersão na região Sudeste do Brasil, até o momento não foi associado à transmissão do vírus.
O mosquito que pica o ser humano e transmite o dengue é a fêmea. O macho não se alimenta de sangue, pois não tem capacidade de picar outros mamíferos. A fêmea é maior que o macho eapresenta tanto a boca quanto as antenas diferentes.
Os mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus são muito parecidos. A diferença está no tórax. O Aedes aegypti apresenta 4 linhas, duas delas retas no centro e duas curvas na periferia. Já o Aedes albopictus apresenta apenas uma única linha reta no centro do tórax. De resto, são semehantes.
Tanto o Aedes aegypti quanto o Aedes albopictus existem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • dengue
  • Dengue
  • Dengue
  • Dengue
  • Dengue
  • Dengue
  • Dengue
  • dengue

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!