Dener Gestao Estrategica Negocios Internacionais IIv2

606 palavras 3 páginas
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual

Avaliação a Distância Unidade de Aprendizagem: Gestão Estratégica de Negócios Internacionais II
Curso: Comércio Exterior
Professor: OSNY TABORDA RIBAS JUNIOR
Nome do aluno: Dener Caetano Matheus
Data: 17/02/2015

Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Pesquise em sites como Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC (http://www.mdic.gov.br), Ministério de Relações Exteriores - BrazilTredeNet (http://www.itamaraty.gov.br/sala-de-imprensa/notas-a-imprensa/2003/12/23/novo-site-da-braziltradenet), Agência Brasileira de Promoção a Exportações e Investimentos - APEX Brasil (http://www.apexbrasil.com.br/), sobre indústrias brasileiras com potencial de atuação e/ou expansão internacional. A pesquisa deve ser direcionada a dados que possam responder/fundamentar as questões abaixo relacionadas.

1) Escolha uma indústria brasileira com potencial de atuação e/ou expansão internacional e elabore um texto (entre 20 e 25 linhas no total) que apresente fatores determinantes da vantagem competitiva nacional (diamante de Porter) dessa indústria. (7,0 pontos)

Figura: Determinantes da Vantagem Competitiva Nacional
Porter (2002)

R: O Brasil como sabemos possui vocação natural para o agronegócio. Clima propício, solo rico, grandes dimensões agricultáveis extremamente férteis e ainda inexploradas, energia solar abundante e grande quantidade de água doce nos tornam exímios produtores e altamente competitivos no campo das commodities. Fatores de produção abundantes tornando uma indústria com vantagens competitivas muito grandes.
Visto o aumento da demografia brasileira e mundial, consequentemente aumenta sua demanda por alimentos e commodities solidifica este mercado e

Relacionados