Demostração financeira

Páginas: 6 (1466 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
[pic]

Universidade Anhanguera - Uniderp
Centro de Educação a Distância

ADMINISTRAÇÃO







DESAFIO DE APRENDIZADO
ESTRUTURA E ANALISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS










5° Semestre

Tutor Presencial: Clevton Donini

Professor EAD:

Alunos:












ETAPA 1

Esta atividade é importante para que você compreenda a necessidade da Análise Vertical e da Análise Horizontal comoauxílio na tomada de decisão, bem como interpretar as variações ocorridas apuradas na elaboração.
Para realizá-la, é importante seguir os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)
Ler o capítulo 3 (Análise vertical e análise horizontal), livro AZEVEDO, Marcelo. Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras. Campinas: Alínea, 2008. PLT 117. Em seguida, reunir-se com sua equipe e discutirsobre os procedimentos de Análise Vertical e Horizontal.

Dica Consulte o plano de ensino da disciplina (disponibilizado no AVA) que apresenta uma série de referências bibliográficas que poderão auxiliá-los na pesquisa.
Essas análises são técnicas para analisar as demonstrações financeiras. As características da analise vertical e horizontal é comparar valores de certo período, com valores doperíodo anterior para mostrar a relevância, crescimento ou decrescimento.
A análise vertical nos ajuda na avaliação da estrutura das demonstrações financeiras e nos fornece de forma detalhada a evolução de cada conta em relação ao total do ativo, passivo, patrimônio líquido e DRE.
A análise horizontal nos fornece informações que nos permite verificar a evolução dos elementosdo BD e da DRE e um determinado período. Chamamos de numero índice a relação existente entre o valor de uma conta em uma determinada data e o valor obtido na data-base ou ano-base.
Às vezes uma conta pode ter um grande crescimento, mas sua representatividade no balanço é pequena, então o crescimento talvez não afete muito na empresa. Por isso, as duas análises devem ser utilizadas,porque as duas se completam.

Técnicas de Análise por Índices e Indicadores de Gestão

Os indicadores de gestão são os critérios de medida de qualidade, custo ou tempo e tem como objetivo sintetizar as informações relevantes para que a empresa possa tomar decisões de forma rápida e segura, valorizando cada detalhe.
Os índices representam a situação atual da empresa, por isso nãodevem ser analisados isoladamente, mas sim em conjunto das demonstrações contábeis. Estes índices não são uma verdade suprema, são ferramentas que fornece parâmetros para possibilitar a análise, avaliar e elaborar em diagnósticos detalhados dos números da empresa mostrando sua situação financeira.



Passo 2 (Equipe)

Efetuar os cálculos para a Análise Vertical e Análise Horizontal dosdemonstrativos financeiros indicados no site
http://www.romi.com.br/fileadmin/Editores/Empresa/Investidores/Documentos/Relatorios/BP_2008.pdf. Acesso em: 29 set. 2012.
Utilizar para os cálculos o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício, Consolidado⁄Encerrado. Em seguida, transportar para as tabelas abaixo os cálculos das análises:

Análise Vertical _DRE_Tabela – Acesso em: 29 set. 2012.

Análise Vertical_BP_TABELA
– Acesso em: 29 set. 2012.

Análise Horizontal_DRE_TABELA
– Acesso em: 29 set. 2012.

AnáliseHorizontal_BP_TABELA
– Acesso em: 29 set. 2012.
.

Passo 3 (Equipe)

Após os cálculos anteriores, analisar, associar e descrever as possíveis causas das variações:

a) Nas vendas
b) Nos custos dos produtos vendidos
c) Na margem bruta
d) Nas despesas operacionais
e) Nas contas patrimoniais.

Este passo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise e demostração financeira
  • analise e demostraçao financeira
  • Analise de demostração financeira
  • Demostração
  • demostracao
  • demostracao de etapas
  • demostração contabil
  • Demostração de exercício

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!