Demosntração de fluxo de caixa

Páginas: 10 (2432 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2011
| FACULDADE ESCOLA PAULISTA DE DIREITO |

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

WILLIAM SANTOS DA SILVA

DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA

SÃO PAULO
2011

william santos da silva

DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA

Trabalho apresentado ao Curso Ciências Contábeis da
FACEPD Faculdade Escola Paulisrade Direito, para a
disciplina: Contabilidade Estratégica

Orientador: Prof°. Silvio Levada

São Paulo

2011

Demonstração de Fluxo de Caixa

Discutido durante muitos anos, a obrigatoriedade da DFC, finalmente foi confirmada com a Lei 11.638 de 28/12/2007. Agora todas as empresas de capital aberto, ousociedades anônimas com Patrimônio Líquido superior a R$ 2.000.000,00, estão obrigadas a apresentação da Demonstração de Fluxo de Caixa, apartir de 01/01/2008, tornando a DFC mais um importante relatório para a tomada de decisões.

O que é uma Demonstração do Fluxo de Caixa?

O fluxo de caixa é uma demonstração dinâmica, que oferece ao gerente financeiro uma bagagem de informações que o ajudará natomada de decisões. Representa a previsão, o controle e o registro de entradas e saídas financeiras durante um determinado período, contendo informações sobre a vida financeira da empresa. Através dele, obtêm-se as informações sobre o estado de liquidez da empresa; como utilizar seus recursos por um determinado período; se há capacidade da empresa aplicar recursos e/ou se há necessidade de buscarum empréstimo.

IMPORTÂNCIA DA DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA (DFC)

De forma condensada, a Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) indica a origem de todo o dinheiro que entrou no Caixa, bem como a aplicação de todo o dinheiro que saiu do Caixa em determinado período, e, ainda, o Resultado do Fluxo Financeiro.
A DFC propicia ao gerente financeiro a elaboração de melhor planejamento financeiro.Por meio do planejamento financeiro, o gerente saberá o momento certo em que contrairá empréstimos para cobrir a falta (insuficiência) de fundos, bem como quando aplicar no mercado financeiro o excesso de dinheiro.
Somente por meio do conhecimento do passado, porém, será possível fazer boa projeção do Fluxo de Caixa para o futuro (próxima semana, próximo mês, próximo trimestre etc.). A comparaçãodo Fluxo Projetado com o real vem indicar as variações que, quase sempre, demonstram as deficiências nas projeções. Estas variações são excelentes subsídios para aperfeiçoamento de novas projeções de Fluxos de Caixa.
Outras importâncias:
Saldar as obrigações da empresa nas datas de vencimento;
• Planejar pagamentos em datas certas para não incorrer em Inadimplemento;
• Ter um fundo comsaldo de caixa para eventuais despesas; Quando tem caixa elevado programar para uma melhor aplicação e Pelo tempo que depois de analisado o fluxo pode se deixar;
• Buscar perfeito equilíbrio entre ingressos e desembolsos de caixa da Empresa;
• Analisar fontes de crédito que oferecem empréstimos menos onerosos – em caso de necessidade – com tempo já previsto.

PROCEDIMENTOS PARAELABORAÇÃO

A Demonstração do Fluxo de Caixa para determinado período deve apresentar o fluxo de caixa oriundo ou aplicado nas atividades operacionais, de investimentos e de financiamentos e o seu efeito líquido sobre os saldos de caixa, conciliando seus saldos no início e no final do período. A Demonstração do Fluxo de Caixa pode ser elaborada pelos métodos diretos ou indireto, sendo incentivada aelaboração pelo método direto.
O método direto caracteriza-se por apresentar os componentes dos fluxos por seus valores brutos, ao menos para os itens mais significativos dos recebimentos e dos pagamentos.
No método direto, devem ser apresentados, no mínimo, os seguintes tipos de recebimentos e pagamentos relacionados a:
a) clientes;
b) juros, lucros e dividendos;
c) fornecedores;
d)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • S substituicao demosntracao de origem eaplicação de recursos pelo demonstração do fluxo de caixa
  • Fluxo de caixa
  • Fluxo de caixa
  • Fluxo de caixa
  • Fluxo de caixa
  • Fluxo de caixa
  • FLUXO DE CAIXA
  • Fluxo de caixa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!