Demosntarções financeiras

Páginas: 10 (2365 palavras) Publicado: 21 de maio de 2012
Atividades de Análise das Demonstrações Contábeis

ATIVIDADES PARA SEREM EXECUTADAS EM SALA DE AULA E EXTRA SALA.
Valendo 1,0 (um) ponto como atividade complementar
1) RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO:
1.1 Como o Conselho Federal de Contabilidade, por meio da NBC T 03 conceituam demonstrações contábeis?
As demonstrações Contábeis são relatórios elaborados com base nos livros, registros edocumentos que compõem o sistema contábil de qualquer tipo de entidade; são utilizadas pelos administradores para prestar contas sobre os aspectos públicos de responsabilidade da empresa perante aos acionistas, o governo e a comunidade em geral. Visam a fornecer, os resultados (lucro ou prejuízo) da empresa em determinado exercício social
1.2 Quais são as demonstrações contábeis previstas na Lei nº6.404/76?.
balanço patrimonial, a demonstração de resultado do exercício, a demonstração das origens e aplicação dos recursos, a demonstração de lucros ou prejuízos acumulados, a demonstração de fluxo de caixa e a demonstração de valor adicionado (DVA).
1.3 O que é Balanço Patrimonial?
E a demonstração contábil destinada a evidenciar qualitativa e quantitativamente, numa determinada data a posiçãopatrimonial e financeira da entidade. O balanço apresenta a posição patrimonial e financeira de uma empresa em dado momento.
1.4 Que elementos devem ser classificados no Ativo Circulante?
O ativo é composto de bens e direitos de propriedade da sociedade; dinheiro em caixa ou em bancos; valores a receber no prazo máximo de um ano, ou seja, realizável em curto prazo: duplicatas, estoques demercadorias produzidas, aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte...
1.5 Que contas devem ser classificadas no Ativo Imobilizado?
Bens e direitos destinados às atividades da empresa; terrenos, edifícios, máquinas e equipamentos, veículos, móveis e utensílios, obras em andamento para uso próprio...
1 6 Que contas devem figurar no Intangível?
Não possuem existência física, porém,representam uma aplicação de capital indispensável aos objetivos sociais, como marcas e patentes, fórmulas ou processos de fabricação, direitos autorais, autorizações ou concessões, ponto comercial e fundo de comércio.
1.7 Em que consiste a Demonstração do Resultado do Exercício?
Destina-se a evidenciar a formação de resultado líquido do exercício, diante do confronto das receitas, custos e despesasapuradas segundo o regime de competência.
1.8 Em atendimento às orientações da CVM, onde deverá ser demonstrada a reversão dos juros sobre o capital próprio na DRE, quando a empresa adotar os critérios para contabilização estabelecidos pelo fisco?
Na receita financeira

1.9 Como proceder para efetuar o cálculo do lucro líquido por ação, quando no Patrimônio Líquido constar a conta Ações emTesouraria?

1.10 Em que consiste a Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados?
Tem por objetivo demonstrar a movimentação da conta de lucros ou prejuízos acumulados, ainda não distribuídos aos sócios titular ou aos acionistas, revelando os eventos que influenciaram a modificação do seu saldo. Essa demonstração deve também revelar o dividendo por ação do capital realizado.
1.11 Em queconsiste a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido?
Fornece a movimentação ocorrida durante os exercícios nas contas componentes do Patrimônio Líquido, faz clara indicação do fluxo de uma conta para outra além de indicar a origem de cada acréscimo ou diminuição no PL
2) Classifique em falsa ou verdadeira:
2.1 (v ) As demonstrações contábeis deverão ser transcritas no livro Diário ou em livropróprio reservado para esse fim.
2.2 (v) As demonstrações de cada exercício devem ser publicadas com a indicação dos valores correspondentes das demonstrações do exercício anterior.
2.3 (v) As demonstrações serão complementadas por notas explicativas e outros quadros analíticos ou demonstrações contábeis necessários para esclarecimento da situação patrimonial e dos resultados do exercício....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Financeira
  • Financeira
  • Financeira
  • Financeira
  • financeira
  • Financeira
  • financeira
  • financeira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!