demoocracia

439 palavras 2 páginas
A democracia grega (chamada pelos teóricos de democracia dos antigos) era caracterizada pelo fato de os cidadãos (escravos, por exemplo, não eram cidadãos) decidirem de forma direta uma questão.

O povo se reunia na "ágora" (praça pública principal) e por votação direta resolvia os problemas da "pólis" (cidade).

É por causa desta forma de decidir na "ágora" (praça pública) que as cidades ocidentais valorizam tanto as praças como centro da vida pública de uma cidade. Não é à-toa, por exemplo, que os fóruns são, na sua imensa maioria, nas praças principais das cidades.

Perceba que a democracia não era representativa (através de partidos políticos e representantes do povo), mas direta.

A democracia direta está em extinção porque a quantidade de pessoas aumentou tanto que se tornou impossível o povo decidir tudo e também porque o mundo moderno adquiriu novas necessidades como veremos adiante.

A democracia direta ainda existe na Suíça nos cantões (estados autônomos).

A democracia atual (democracia moderna) é semi-direta, ou seja, possui representação (partidos políticos e pessoas eleitas pelo povo para representá-lo) e formas diretas de decisão (como referendo e plebiscito). Possui um pouco de democracia direta e um pouco de democracia representativa.

Outra diferença é que a democracia antiga era exatamente (e somente) o que a literalidade diz: poder do povo.

Hoje democracia (democracia moderna) implica um conjunto de valores que vão além do fato de ser um poder do povo, pelo povo e para o povo.

Democracia hoje também é respeito às minorias, respeito ao dogma jurídico da dignidade da pessoa humana, controle dos abusos da democracia direta (excesso de plebiscito e referendo) e valores da liberdade.

Para um regime ser considerado democrático na Grécia antiga, bastava que o poder (as decisões) emanasse do povo.

Para um regime ser considerado democrático hoje, além do poder (decisões) ser emanado do povo, deve-se respeitar as

Relacionados