DEMONSTRA ES CONT BEIS Teori

655 palavras 3 páginas
DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

Após os registros contábeis das operações realizadas no exercício social, as entidades devem elaborar as demonstrações contábeis e administrativas com a finalidade de encerrar o Exercício.
Exercício Social, segundo a Lei nº 11.941/2009, “é o período determinado pelo estatuto, normalmente de um ano, ao final do qual a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da entidade, as demonstrações contábeis”

A Lei nº 11.941/2009 dispõe que no fim de cada exercício social a diretoria fará elaborar, com base na Escrituração Mercantil da Entidade, as seguintes demonstrações contábeis, que deverão exprimir com clareza a situação do Patrimônio Econômico e Financeiro.
Balanço Patrimonial
Demonstração de lucros ou prejuízos acumulados
Demonstração do Resultado do Exercício
Demonstração dos Fluxos de caixa
Demonstração do valor adicionado

Gestão
“É o conjunto de operações que ocorrem durante a vida das empresas, com as quais elas buscam atingir os objetivos visados”. .A gestão é dividida em econômica, financeira e patrimonial.
Gestão econômica: é o conjunto de operações diretamente relacionadas com a formação, distribuição e consumo do crédito.
Gestão financeira: é o conjunto de operações diretamente relacionadas com as operações monetárias e de crédito.
Gestão patrimonial: é o conjunto de operações diretamente relacionadas com os bens, direitos e obrigações.

Período administrativo
É o espaço de tempo em que se divide a vida das entidades, para efeito de apuração dos resultados. Equivale ao exercício social.
Conceito de Balanço Patrimonial
É um demonstrativo contábil que, em dado momento, apresenta de forma sintética e ordenada as contas patrimoniais, agrupadas de acordo com a natureza dos bens, direitos e obrigações que representam a situação patrimonial em dado momento.
Importância do Balanço Patrimonial
Está no fato de dispor os dados do Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido de forma sintética, possibilitando as pessoas interessadas,

Relacionados

  • DJ239 2013 ASSINADO
    560858 palavras | 2244 páginas