Demonstrações separadas - cpc 35

Páginas: 10 (2474 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2012
DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS SEPARADAS

RESUMO
Este artigo apresenta uma das mudanças trazidas pela adoção das normas internacionais de contabilidade à cerca do Alcance, Apresentação e Divulgação das Demonstrações Contábeis Separadas.
Palavras-chaves: CPC 35, IAS 27, Demonstrações Separadas, Normas Internacionais de Contabilidade, IFRS

ABSTRACT
This article presents one of the changes broughtabout by the adoption of international accounting standards around the Reach, Presentation and Disclosure of separate financial statements.

Key words: CPC 35 IAS 27, Separate Financial Statements, Internactional Acoutting Standars, IFRS.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3
2. CPC 35 – DEMONSTRAÇÕES SEPARADAS 4
2.1 Objetivo 4
2.2 Alcance 5
2.3 Apresentação 5
2.4 Divulgação 7
2.5Exemplo prático 8
3. CONCLUSÕES 11
4. REFERÊNCIAS 11

1. INTRODUÇÃO

Normas são formas acordadas sobre como algo deve ser feito. É um documento que contem uma especificação técnica ou outros critérios precisos desenvolvidos para serem utilizados consistentemente como uma regra.
São desenvolvidas para uso voluntário e não impõem nenhuma regulamentação. Entretanto, as leis e regulamentaçõespodem referir-se a certas normas e tornar a conformidade com as mesmas obrigatória.
Qualquer norma é definida através de comitês ou reuniões de usuários, organizações de pesquisas, departamentos governamentais, etc., os quais trabalham em conjunto para criá-las, de forma a atender às demandas da sociedade. Contudo, elas podem variar segundo o ambiente cultural ou econômico, atendendo àsnecessidades específicas do meio em que são aplicadas.
Diante do exposto, o ideal é que as normas sejam uniformizadas em nível mundial, especialmente no caso da contabilidade, pois esta é uma linguagem universal e que, portanto, precisa ser entendida por todos aqueles que se utilizam dela (Franco, 2004).
Mesmo diante de um impasse por parte dos que acreditam que a globalização das normas contábeis é algointangível (principalmente pelas diferenças culturais e de interesse entre os países), foi criado o IFRS, uma das soluções criadas pelo IASB com a finalidade de facilitar a adoção das normas internacionais de contabilidade.
“Nesse contexto de globalização das normas de contabilidade, os conceitos básicos que permeiam a criação e a adoção do IFRS são o fornecimento de informações úteis sobre odesempenho e mudanças na posição financeira de uma empresa para um grande número de tomadores de decisões, que se baseiam nessas informações, e a criação de informações que podem ser comparáveis nas demonstrações financeiras da entidade ao longo do tempo e em relação às demonstrações de outras entidades. As normas internacionais de contabilidade foram desenvolvidas com o objetivo de encontrarsoluções, independente da data de adoção das normas pela empresa” (Antunes, J; Antunes, G.M.B.; Penteado, I.M., 2007).
Em audiência pública, foi discutida a primeira minuta do Pronunciamento Técnico CPC 35 – Demonstrações Separadas, conjunta com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) até 25.out.2009, onde houve várias sugestões, principalmente à forma dessa demonstração, e poucas ao conteúdo e a maioriadas sugestões de natureza redacional ou com a característica de melhoria no entendimento foi acatada.
Em 03.jun.2011 foi registrada na Ata da 60º Reunião Ordinária do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, a aprovação do Pronunciamento Técnico CRC 35 (R1) – Demonstrações Separadas, com alterações e supressão de alguns itens aprovados em audiência pública anterior.
O objetivo desse trabalho,portanto, é apresentar o objetivo, alcance, definições, apresentações e divulgações das Demonstrações Separadas, conforme disposto no Pronunciamento Técnico CPC 35 (R1) e também em consonância com a Interpretação Técnica ICPC 09 – Demonstrações Contábeis Individuais, Demonstrações Separadas, Demonstrações Consolidadas e Aplicação do Método de Equivalência Patrimonial.
O presente Pronunciamento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CPC 35
  • CPC 35
  • Cpc 36 consolidações das demonstrações
  • Resumo cpc 36 – demonstrações consolidadas
  • Estrutura conceitual das demonstrações contábeis em conformidade com os pronunciamentos do cpc
  • IAS 1 ou CPC 26
  • A OBRIGATORIEDADE DA DIVULGAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES INTERMEDIÁRIAS DE ACORDO COM CPC 21(R1)
  • 35

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!