Demonstrações financeiras

Páginas: 6 (1384 palavras) Publicado: 3 de dezembro de 2012
INTRODUÇÃO
Os indicadores econômico-financeiros servem como identificadores que demonstram a potencialidade da empresa. São eles que dizem qual a liquidez da empresa de dispor de recursos para saldar suas dívidas, qual o endividamento da empresa com terceiros, qual o retorno sobre os investimentos dos acionistas, ou seja, a lucratividade da empresa, entre muitas outras singularidades ativas deanálise. Tais indicadores servirão como base para tomada de decisão pelos seus usuários. Os índices não devem ser considerados um fim ,mas sim um ponto de partida. Dessa forma, o respectivo trabalho proporcionará a outras empresas atuantes no seguimento de construção civil, se comparar entre si, a fim de tomarem como objetivo um melhor desempenho, ganhando, dessa maneira, mais competitividade nomercado ao qual são integrantes: o Novo Mercado.

REFERENCIAL TEÓRICO
De acordo com a literatura de análise de balanços, índice é entendido como uma relação entre contas ou grupo de contas das Demonstrações Financeiras com o objetivo de evidenciar determinado aspecto da situação econômica ou financeira de uma empresa. Em função da relativa facilidade de alcançar conclusões a partir da análise dosíndices, essa técnica tem-se constituído em uma das mais utilizadas no mercado. Através dela, pode-se chegar a cálculos relativamente simples para identificar o endividamento das empresas e até mesmo a possibilidade insolvência. É claro que a simples evidência de um indicador como o endividamento não é suficiente para definir a situação de uma empresa. Fatores, como prestígio da empresa junto aogoverno, relacionamento com o mercado financeiro etc., podem ajudá-la a operar anos a fio no mercado, ainda que mantenha elevado o endividamento. Não obstante, o indicador deve funcionar como um alerta.
De acordo com Martins “pode-se subdividir a análise das Demonstrações Financeiras em análise da situação financeira e análise da situação econômica”. Esse autor recomenda que a análise deva seriniciada pela situação financeira, separada da análise da situação econômica. No momento seguinte juntam-se as conclusões dessas duas análises

PRINCIPAIS ASPECTOS REVELADOS PELOS ÍNDICES FINANCEIROS
Situação Financeira ESTRUTURA LIQUIDEZ Situação Econômica RENTABILIDADE
* Indicadores de liquidez
Assaf Neto (2003) nos ensina que os indicadores de liquidez têm o objetivo de medir a capacidadede pagamento de uma empresa, traduzida pela sua capacidade em cumprir corretamente as obrigações passivas assumidas. Liquidez corrente Tanto Assaf Neto (2003) quanto outros autores concordam que o índice de liquidez corrente é medido através da relação entre o ativo circulante e o passivo circulante ,calculado pela fórmula abaixo :Ativo Circulante Liquidez Corrente =Passivo Circulante Quando aliquidez corrente for superior a , entende-se que existe capital circulante(capital de giro) líquido positivo. Quando for igual a , conclui-se que a empresa em questão não apresenta capital circulante líquido. Se inferior a o capital de giro líquido será negativo (ativo circulante menor que passivo circulante). O quociente de liquidez corrente relaciona a quantidade de reais disponíveis eimediatamente disponíveis e conversíveis em curto prazo em dinheiro para fazer frente às dívidas de curto prazo.
* O índice de liquidez corrente é tido ocasionalmente como aceitável, lembrando que essa aceitabilidade depende da indústria na qual a empresa opera. Já o índice de liquidez corrente (ou liquidez comum) mostra a capacidade de pagamento da empresa em curto prazo. Ele, entretanto, alerta paradois aspectos limitativos:O índice pode mascarar ativos superavaliados, obsoletos e de baixa liquidez; O índice pode esconder também uma falta de sincronização entre recebimentos e pagamentos. Em outras palavras, não é possível identificar se os recebimentos ocorrerão na mesma época em que os vencimentos acontecerão. Há, entretanto, um atenuante que funciona como aspecto conservador neste...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Demonstrações financeiras
  • Demonstrações financeira
  • Demonstrações financeiras
  • Demonstrações financeiras
  • Demonstrações Financeiras
  • DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
  • Demonstraçoes financeiras
  • Demonstrações financeiras

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!