Demonstrações Financeiras

Páginas: 7 (1526 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2013
A narrativa inicia-se com a descrição do trapiche que antes era habitado por veleiros, e no presente da narrativa, é apenas uma construção destruída e abandonada, onde moram os temidos capitães da areia. Como não poderia deixar de ser, a primeira personagem a ser introduzida é Pedro bala, o chefe dos capitães. Na sequencia, são introduzidos joao grande, forte e de bom coração, joao jose, oprofessor, gato, o futuro malandro, pirulito que desde cedo mostra vocação religiosa e sem pernas, aleijado e revoltado com tudo e todos. Em pequenos flashes, o narrador mostra a realidade e historia das crianças, como chegaram até ali e também a necessidade de afeto daquelas crianças sem pai e mãe. Logo podemos ver a agilidade deles e como eles “trabalham”, com o negocio de um amigo dos capitães, oquerido de deus.
Ao decorrer da historia, vamos percebendo que eles ainda são crianças, com a passagem de um carrossel na vida deles, e de episódios como a entrada de sem pernas na casa de uma rica senhora que ele entra para delatar aos capitães objetos de valor e acaba criando um certo laço com a mulher que perdeu um filho pequeno. Na segunda parte do livro, “uma historia de amor”, entra uma novapersonagem. Dora perdeu os pais para a varíola, e sai com seu irmão em busca de emprego. É sempre rejeitada pelas pessoas até que joão grande e professor a encontram. Eles a levam para o trapiche, onde alguns garotos querem violenta –la, mas joão grande e professor, e mais tarde Pedro bala, a defendem. Logo os meninos a vem como uma irma, ou uma mae. Algum tempo depois de integrar-sedefinitivamente no grupo, dora durante um assalto a uma casa é presa e levada ao orfanato, e Pedro bala toma responsabilidade por todos os outros e é levado ao reformatório. Os capitães tiram Pedro de la e partem livrar também, que onde sai muito doente. Em seus últimos momentos de vida, dora se entrega a Pedro bala.
Após a morte de dora, que se torna uma estrela guia aos meninos, há o destino de cada um. Oprimeiro é professor, que vai para o rio de janeiro ser pintor. Pirulito sai em seguida e vai ser frade. Boa vida vira malandro, gato vai para ilhéus e se torna um vigarista jogador profissional, volta seca se integra ao grupo de lampião e sem pernas e se suicida na fuga da policia. João grande torna-se marinheiro e por fim, Pedro bala luta ao lado de grevistas e transforma-se num militanteproletário.
O título do livro justifica-se justamente por razão de os Capitães serem menores abandonados que viviam no areal, e foram denominados os donos (capitães) daquele lugar.
A mensagem que Jorge Amado pretendeu passar com o livro é contextualizada nos dias de hoje, muitos dos problemas que ele expõe na obra ou quase todos eles ainda perduram na nossa sociedade e são constantes, sendo que omais assustador de tudo isso é que eles se multiplicaram, mesmo com o dito “avanço da sociedade” , a exemplo do governo que parece ter uma venda nos olhos. A sociedade de um modo geral, por sua vez faz de conta que não vê, tratando essas crianças como “bichos” e esquecendo que elas são nada mais, nada menos, do que o reflexo do que somos enquanto civilização.
Portanto,  a grande mensagem da obrase refere aos menores de rua, abandonados que usufruem da liberdade que possuem da melhor forma possível para sobreviver, que eram visto como bandidos mas aqueles furtos eram a única forma de sobrevivência. Seria também um alerta social às autoridades ou qualquer pessoa, qualquer um de nós, no sentido de dar uma melhor assistência aos desfavorecidos, abandonados entre outros que fazem da rua o seular por não terem com quem contar.
É preciso entender que antes do menor abandonado existe o ser humano e que devem ser tratados como tal. 










Pedro Bala, o líder, uma espécie de pai para os garotos, mesmo sendo tão jovem quanto os outros, e depois descobre ser filho de um líder sindical morto durante uma greve; Bala diz que Dora, ao morrer, vira uma estrela no céu;
Volta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Demonstrações financeiras
  • Demonstrações financeira
  • Demonstrações financeiras
  • Demonstrações financeiras
  • DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
  • Demonstraçoes financeiras
  • Demonstrações financeiras
  • Demonstrações financeiras

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!