Demonstrações das mutações do patrimônio líquido (DMPL)

Páginas: 12 (2929 palavras) Publicado: 23 de setembro de 2014



Demonstrações das mutações do patrimônio líquido (DMPL)
As demonstrações das mutações do patrimônio líquido têm por finalidade apresentar as alterações que ocorreram em determinado exercício no patrimônio líquido da empresa, entre as principais alterações podemos destacar, a destinação dos resultados do período, integralização do capital e o aumento ou a diminuição das reservasda empresa. Sua elaboração é facultativa e, de acordo com o artigo 186, parágrafo 2º, da Lei das S/A, a Demonstrações de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA) poderá ser incluída nesta demonstração. É uma demonstração contábil, destinada a evidenciar, num determinado período, a movimentação das contas que integram o patrimônio da Entidade.
A (dmpl) ira evidenciar toda movimentação no período, detodas as contas de PL, assim mostrando todo acréscimo ou diminuição das contas bem como a formação e utilização de reservas, inclusive as de lucro. DMPL é muito importante além de finalidades próprias, para a elaboração da demonstrações do fluxo de caixa (pelo método indireto), e para ser fornecida ás empresas investidoras que avaliem seus investimentos permanentes em coligadas ou controladaspelo método da equivalência patrimonial. Os usuários das demonstrações das mutações do patrimônio liquido recebem importantes informações sobre as suas movimentações internas das contas de patrimônio liquido, além das movimentações das contas lucros ou prejuízos acumulados, que podem ser uteis para discernir o “estilo” da entidade, no que se refere ao aumento de capital, dividendos, constituição ereversão de reservas propostas de distribuição de lucro, tipos de reservas criadas, clarifica e explicita a movimentação das contas de PL durante o período sendo portanto no que se refere as poder preditivo, um complemento do balanço patrimonial.
Estrutura da DMPL - A estrutura da DMPL deve ser feita de forma que mostre claramente as informações nela contida, as suas contas principais que compõe opatrimônio líquido da entidade, nas colunas e linhas, os eventos que fizeram com que houvesse movimentação para ou entre as contas dispostas, Sua apresentação não é obrigatória, porem a CVM- comissão de valores imobiliários por meio da instrução n.59/86, a tornou obrigatória para empresas de capital aberto.
- Empresa de Capital Aberto
É uma sociedade anônima cujo capital social é formado por±ações títulos que representam partes ideais - livremente negociadas no mercado sem necessidade de escrituração pública de propriedade (por parte da pessoa física compradora).
Já a sua utilidade da DMPL trata-se, portanto de uma informação que complementa os demais dados constantes do Balanço e da Demonstração do Resultado do Exercício, onde é essencial para aquelas empresas que possuem diversascontas no Patrimônio Líquido e mantenham com elas inúmeras transações. Sua importância se torna mais acentuada em face dos critérios da Lei, pois a demonstração indicará claramente à formação e a utilização de todas as reservas, e não apenas das originadas por lucros. Para as empresas que avaliam seus investimentos permanentes em controladas ou coligadas pelo método patrimonial, torna-se de muitautilidade receber dessas empresas investidas tal demonstração, para permitir um adequado tratamento contábil das variações de equivalência patrimonial no exercício, já o tratamento da lei S/A – 6404/74 Reconhecendo a importância dessa demonstração é que a Lei das S.A. a mencionou, aceitando-a como exposto no parágrafo 2º do artigo 186; estabelece esse parágrafo que a Demonstração dos Lucros ouPrejuízos Acumulados poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia. Desta forma se a empresa elaborar tal demonstração, incluindo-a como integrante de suas Demonstrações Financeiras do exercício, deverá deixar de elaborar a Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados, desde que as informações desta estejam incluídas, no mesmo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Demonstração das mutações do patrimônio liquido (dmpl)
  • Demonstração das mutações do patrimônio liquido (dmpl)
  • Dmpl
  • Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) e Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC)
  • Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) e a Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC)
  • DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO (DMPL) E DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA
  • DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO (DMPL) E DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA (DFC)
  • Demonstação das mutações do patrimonio liquido

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!